'Se recusava a comer': pai de Tieta na novela da Globo, Sebastião Vasconcelos enfrentou depressão até o fim da vida
Publicado em 9 de dezembro de 2024 às 16:57
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Por onde anda Sebastião Vasconcelos? Ator sofreu nos últimos anos com recusa de trabalhos e depressão; entenda

O saudoso Sebastião Vasconcelos pode ser visto em duas novelas no período das tardes da Globo: em 'Cabocla' e 'Tieta'. Na novela de Benedito Ruy Barbosa ele é Felício, já na trama de Aguinaldo Silva o ator é Zé Esteves, pai que escorraçou a protagonista da cidade ainda jovem.

Em sua vasta carreira, Vasconcelos estreou em 1959 numa versão não lembrada de Cabocla. O ator foi Luís Jerônimo, atualmente vivido por Daniel de Oliveira no folhetim de 2004. Na época, Sebastião disputava o amor de Zuca (Glauce Rocha) com Tobias (Rolando Boldrin).

Após isso, ele ficou marcado por diversos trabalhos de peso, como 'Bandeira' 2 (1971), 'Cuca Legal' (1975), 'O Grito' (1975), 'Saramandaia' (1976), 'Sem Lenço, Sem Documento' (1977), 'Morte e Vida' Severina (1981), 'Champagne' (1983), 'Selva de Pedra' (1986), 'Bebê a Bordo' (1988) e 'Vale Tudo' (1988). Já em 1992, ele encarnou um dos papeis mais marcantes, o bondoso Floriano, pai de Ruth e Raquel (ambas Gloria Pires) no remake de 'Mulheres de Areia'.

Que fim levou o ator Sebastião Vasconcelos?

Nos anos 2000, Sebastião Vasconcelos não teve seu contrato renovado com a Globo, migrando para a Record, onde fez trabalhos como 'Caminhos do Coração' (2007) e 'Os Mutantes: Caminhos do Coração' (2008), seu último trabalho na TV.

A partir disso, ele não recebeu mais convites para trabalhos na televisão, o que provocou uma depressão séria e, em consequência, problemas de saúde. "Sebastião andava muito triste e rebelde. Desde o início desse ano, ele se recusava a tomar os remédios e até a comer. Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho e aí resolvemos interná-lo. O médico foi quem descobriu e diagnosticou que ele estava com pneumonia, porque a gente não sabia", disse sua esposa, Vilma Costa, ao UOL, em 2013, com quem ficou casado por 54 anos e teve dois filhos.

"Isso para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato. Fez uns trabalhos aqui, outros ali, mas não era a mesma coisa", completou. Além da depressão, o artista sofreu de Parkinson e um enfisema pulmonar, o que levou à sua morte em 15 de julho de 2013, aos 86 anos, no Rio de Janeiro.

 

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana