Análise | 'Pedaço de Mim', da Netflix, 'dá o soco' que a Globo precisa para mudar de vez sua forma de fazer novela
Publicado em 10 de julho de 2024 17:45
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Entenda por que 'Pedaço de Mim' merece o título de novela e por que a Globo deve se espelhar na trama da Netflix!
Veja + após o anúncio

Desde a última sexta-feira, 5, um dos assuntos mais comentados na internet e nas redes sociais é a estreia de 'Pedaço de Mim', melodrama da Netflix, que, carinhosamente, chamamos de novela. Além dos comentários sobre o novo produto, a repercussão é extremamente positiva, o que, consequentemente, o classificou como TOP1 do Brasil.

'Pedaço de Mim' chega em um momento crítico da televisão brasileira. As novelas de todas as emissoras são repletas de marasmos, distantes de comentários positivos e, muito menos, do censo investigativo do público sobre os próximos capítulos.

O caso mais grave é 'Renascer '. A atual novela das nove da Globo perdeu o rumo total em sua passagem de fase, ainda no início de fevereiro. De lá para cá, ela amarga uma média de 25 pontos, cujas histórias não saem do lugar. Aliás, pouco se avança, embora o autor Bruno Luperi tenha feito movimentos bruscos, como trazer Malu Mader , sumida das novelas há 8 anos, para um papel pequeno, porém com aspectos de protagonismo feminino.

Veja + após o anúncio
Qualidades de 'Pedaço de Mim', novela da Netflix

Diante disso, 'Pedaço de Mim' é um acerto em cheio. A história gira em torno de Liana (Juliana Paes ), terapeuta grávida de gêmeos de pais diferentes que precisa lidar com diversas inseguranças em torno da polêmica. Aqui, é visível a curiosidade em torno dos movimentos de Liana: a protagonista contará para o marido sobre o estupro que sofreu momentos após transar com ele? Eles continuarão juntos? Como ela agirá diante dos filhos?

A primeira novela da Netflix tem mais um grande acerto: captar atores queridos da TV para o streaming.Juliana Paes é uma das atrizes mais respeitadas de sua geração, já Vladimir Brichta tem conquistado elogios por Tomás não lembrar uma vírgula do debochado e temido Egídio, o vilão de 'Renascer'. Rostos como Palomma Duarte e João Vitti agradam, assim como os demais atores desconhecidos da grande mídia.

A partir desse movimento dramatúrgico, a Globo, principalmente, deve criar reuniões intensas com seu time cultural para aplicar mudanças drásticas daqui para frente em suas novelas.

Veja + após o anúncio

Vale discutir o quão ela perde por não fechar contratos duradouros com Juliana Paes, por exemplo. Outro dilema a ser conversado é o tempo de duração das novelas. 'Pedaço de Mim' tem apenas 17 capítulos, o que a torna uma excelente referência para a vênus platinada reduzir o tempo de duração dos seus barrigões. 'Renascer' e 'Família é Tudo' estão aí para provar que não serviu de nada celebrar a passagem dos 100 capítulos.

Por fim, podemos nos preparar para uma revolução dramatúrgica a passos de tartaruga na TV aberta, porém, imprescindível para manter vivo o modelo de negócios amado há décadas pelos brasileiros. Falando nisso, o único defeito de 'Pedaço de Mim' é a falta de uma abertura novelesca, algo que o cravaria como excelente produto subjetivamente pensado para ser uma novela.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana