Desde 26 de agosto, 'Cabocla' encanta o público na Faixa Especial da Globo com uma história rural de amor entre jovens e rivalidades entre os coronéis da região.
Segunda versão de uma novela de 1978 protagonizada por Glória Pires e Fábio Jr, em 2004, Benedito Ruy Barbosa fez essa nova adaptação com a estreante Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira.
Apesar do sucesso em sua versão original, a novela sofreu diversos cortes impostos pela censura, mas foram devidamente incluídos em seu remake. Em 2004, a Globo pode abordar temas polemizados no final dos anos 70, ou seja, um progresso 25 anos depois.
Na nova versão, por exemplo, a trama se passa em 1918, e não em 1924, onde a novela original se passava. A adaptação de Edmara e Edilene Barbosa, com a supervisão de Benedito, retrata o amor de Luís Jerônimo que ao ser diagnosticado com tuberculose, resolve se mudar para a pacata Vila da Mata, local onde conhece a cabocla Zuca.
“Vamos mexer mais nas questões políticas que envolvem disputas de terras e usucapião que, no original, não podiam ser tão retratadas por causa da censura. Mostraremos bem a disputa entre os coronéis, e entre as classes mais pobres”, contou Edmara para o jornal O Estado de S. Paulo, em 1º de fevereiro de 2004.
A sequência rejeitada em 'Cabocla' de 1979 consistia em um encontro de Zuca e Luís num quarto da fazenda do coronel Boanerges. “Ele está tossindo, bem mal, sabe… Mas eles não queriam que aparecesse uma cena de dois solteiros conversando em um quarto. Achavam uma afronta”, declarou o autor, ressaltando que ainda havia um beijo na cena em questão.
Após 'Cabocla', as irmãs ajudaram o pai nas tramas 'Sinhá Moça' (2006), 'Paraíso' (2009) e 'Meu Pedacinho de Chão' (2014), além da inédita 'Velho Chico' (2016), última novela do autor até o momento.