Em "Alma Gêmea", Cristina geralmente está sempre envolvida nas maiores tretas da novela. Por aqui o Purepeople já te contou que Débora (Ana Lucia Torre) vai deixar a própria filha de lado quando resolver armar para o botânico. No entanto, vai acabar se dando mal, no final das contas.
E nem assim, caro telespectador, a vilã perversa da Cristina não vai dar uma trégua. Ela vai continuar atazanando Rafael. Vejamos:
Nós já sabemos que, antes de falecer, a mãe narcisista de Cristina tinha armado um plano maligno para acabar com a raça de Rafael e a filha se dar bem: ela tinha planejado envenenar o botânico com uma poção mortal. Todavia, o "tiro saiu pela culatra", e ela mesma acaba ingerindo a bebida envenenada, e morre.
Dessa forma, Cristina, que já estará mais que enlouquecida, vai culpar o próprio Rafael pela morte da mãe. Mas, como assim? É aquilo, por interesse, ela sempre arruma um jeito... Após o enterro de Débora, Rafael vai atrás de Cristina, pois Serena (Priscila Fantin) terá um pressentimento ruim, pedindo que ele faça logo um acordo com a vilã.
É claro, Cristina não vai ceder e vai pedir mais dinheiro, deixando Rafael com muita raiva. Lembra que já te contamos que ele manifestou o desejo de colocá-la na cadeia? Pois então, vai falar novamente que quer colocá-la atrás das grades. Assim, resolve contar para o delegado que ela foi a responsável pela morte de Luna (Liliana Castro), mas infelizmente, por ser um crime prescrito, será difícil de provar.
Sabemos que Cristina fez diversas torturas e humilhações com Rafael, quando ele estava doente após o trágico acidente no ateliê. Portanto, o botânico também decide contar ao delegado sobre essa situação.
Infelizmente, Cristina será mais rápida, e vai falar primeiro com o homem da lei que Rafael foi o responsável pela morte de sua mãe, Débora. Dessa forma, o delegado diz que vai investigar. Logo depois, Rafael recebe a visita do agente em sua casa, e diz que ele está sendo acusado de ter cometido um crime: de ter envenenado Débora. Loucura, sim ou claro?! Pois é...
A vilã, insana, vai falar que José Aristides (André Gonçalves) foi quem entregou o veneno para Rafael no dia que a mãe partiu, e também pede que ele seja investigado. Quando o amigo de Serena for procurado pela polícia, vai dar um jeito de fugir, assustado, e a víbora da Cristina se aproveita da situação para falar que ele e Rafael são os culpados pela morte de Débora. Ela ainda vai atrás da bruxa que deu a poção para Débora, na intenção de armar uma prova falsa para prejudicar o ex-esposo.