Rebeca Andrade e Simone Bilesdefinitivamente fizeram história em Paris! As ginastas viraram o assunto do momento em todo o mundo durante a final do solo nas Olímpiadas 2024, realizada na segunda-feira (05) e, após a competição, a reverência da estadunidense à ginasta brasileira viralizou em todo o mundo.
Mas você sabia que o registro foi feito por uma fotógrafa mulher? Daniela Porcelli tem nacionalidade suíço-italiana e cobriu ginástica pela primeira vez. O Purepeople conversou com a responsável pelo registro histórico para descobrir bastidores da foto.
"No momento que fiz, soube que era A foto. Ainda me lembro claramente do momento. Simone Biles e Jordan Chiles já estavam no pódio, os oradores estavam prestes a anunciar Rebeca Andrade. Vi Simone e Jordan conversando algo uma ao outro e parecia que tinham planejado algo especial", afirma sobre as ginastas norte-americanas.
Daniella também indicou que a emoção foi tamanha que a contaminou. "E no momento em que a Rebeca subiu ao pódio, ambas se curvaram perante ela em sinal de respeito. Para falar a verdade, as lágrimas vieram na hora, pois foi uma cena muito bonita, e quando a Rebeca pegou nas mãos de ambos para agradecer e apreciar o seu gesto, eu soube 'É agora!'", diz ao Purepeople.
"Elas criaram história com as suas atuações fantásticas e criaram uma memória especial e incrível neste momento preciso. Vamos recordar para sempre e, felizmente, seremos capazes de recordar pois captomos este momento para que as futuras gerações o vejam também", acrescenta a expert em registros esportivos.
A combinação entre esportes e fotos para Porcelli, aliás, começou há alguns anos e longe dos estádios de ginástica. "Comecei a fotografar especificamente esportes como um hobby em 2018, mas a partir de 2019 pude ter os meus primeiros contatos profissionais com clientes e agências fotográficas. Fiz a cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas especificamente de futebol. Estes Jogos Olímpicos são a primeira vez que consegui obter credenciamento para o evento completo, em que posso fotografar diferentes eventos", detalha.
E se no sofá de casa já é possível sentir a energia de uma final olímpica, imagina para quem está respirando o mesmo ar que as medalistas. "Quando você está no ginásio e estas grandes atletas entram e atuam, dá para sentir a atmosfera mudando loucamente quando Simone Biles e Rebeca Andrade entram e se apresentam. Ambas são ginastas fantásticas e dá para ver que estão a esforçar-se mutuamente para irem mais alto e melhor. É maravilhoso ver isto", assegura.
Apesar de o registro de Biles e Rebeca Andrade ter rodado o mundo, a especialidade de Daniela Porcelli é outra. "O meu principal foco na fotografia desportiva é o futebol feminino. Faço a cobertura de muito futebol feminino, mas nos últimos anos tenho me dedicado muito mais a outros esportes para criar mais conteúdo e dar mais atenção a eles. Para mim, é importante que as atletas femininas tenham mais exposição, e não apenas nos grandes palcos. Digo sempre que estas atletas criam história e eu capto-a", conta a fotógrafa.
É esse o meu objetivo: capturar momentos em que as mulheres fazem história é uma das maiores honras para mim.
Por fim, a expert em registros esportivos destaca a importância da representatividade feminina. "Poder ver e viver estes momentos é um sonho que se torna realidade. De certa forma, também é importante que as mulheres possam tirar fotografias de mulheres que fazem história. Podemos ver isso desta forma: Simone Biles, Rebeca Andrade, Jordan Chiles e muitas outras são grandes modelos para meninas que no futuro querem fazer o mesmo que elas", afirma.
"Espero poder ser um modelo na fotografia para jovens meninas que também queiram captar momentos no futuro. Não existem fotógrafas desportivas suficientes, por isso, momentos como este, em que uma mulher capta um momento tão importante da história, podem levar mais jovens talentos da fotografia a enveredar neste ramo", finaliza.