Lançado na última segunda-feira (16), o documentário "Pra Sempre Paquitas" chegou ao Globoplay para revelar histórias emocionantes e polêmicas das assistentes de palco de Xuxa. Uma das mais controversas foi protagonizada por alguém que sequer recebeu oficialmente a alcunha de paquita.
Nos anos 1980, Luciana Vendramini, que se tornaria atriz anos depois, participou do concurso para ser a quarta paquita, o que a fez participar de inúmeras edições do "Xou da Xuxa". No entanto, ela perdeu para Ana Paula Guimarães, que assumiu o posto de Catuxa.
No mesmo ano, Luciana posou nua para a Playboy com uniforme de paquita, mesmo sem ter vencido o concurso. "Uma xuxete xenxaxional", dizia a chamada da revista. O caso provocou revolta em Xuxa e nas outras assistentes de palco, pois, além de nunca ter sido oficialmente paquita, ela ajudou a sexualizar a função exercida por meninas muito jovens.
Polêmicas à parte, seis paquitas posaram nuas para revistas masculinas; todas após abandonarem o posto. Confira a lista a seguir!
- Andréa Veiga: a primeira assistente de palco de Xuxa, ainda nos tempos do "Clube da Criança", reivindica para si o título de ter sido a primeira paquita a posar nua. Ela estampou a capa da Playboy em 1988. Quando a revista saiu, ela já tinha feito 18 anos, mas as fotos foram tiradas antes de ela completar a maioridade. "Quando eu estava perto de fazer 18 anos, eu estava meio incomodada de estar ali, já quase uma mulher, com outras meninas de 11, 12 anos chegando. Sentei com a Marlene e disse que não dava mais para mim. Saí de boa, fui para São Paulo e a 'Playboy' me chamou", revela ela em entrevista ao podcast "Papagaio Falante".
- Andréa Sorvetão: A eterna Xiquita posou nua duas vezes, a primeira para a Playboy, em 1995, e a segunda para a Sexy, em 2002. Em 2009, convertida à religião evangélica, disse ter se arrependido dos ensaios. "No momento que eu fiz, foi uma necessidade. Se eu pudesse não ter feito, eu não faria. Foi por dinheiro, não vou ser hipócrita", declarou ao "TV Fama".
- Bianca Rinaldi: Em 2000, a Xiquita Bibi posou sem roupa para uma revista desconhecida do grande público, a SexWay. Apesar de menos explícito que as publicações mais conhecidas e de ter uma proposta mais sensual, Bianca aparece com os seios de fora em algumas imagens. O ensaio é tão underground que, em 2014, quando a atriz recusou um convite da Playboy, houve até sites que afirmaram que ela nunca havia posado nua.
- Cátia Paganote: A Miuxa posou nua para a revista Sexy em 2002. Ela também declarou que o fez por dinheiro e, em 2019, elogiou a qualidade do ensaio. "Na época muitas artistas faziam, o meu foi um trabalho muito bonito. Eu escolhi as fotos, tudo que saiu foi sempre com o meu aval. Eu queria uma coisa legal que, até futuramente, se minha filha quisesse ver, meu pai, primos, não fosse vulgar, mas um nu artístico bem bacana", disse ela ao Universa, do UOL.
- Bárbara Borges: A paquita Bubu já era uma atriz popular nas duas vezes que posou nua para a Playboy. Na primeira delas, em 2004, vivia o auge do sucesso graças ao papel em "Senhora do Destino"; o segundo ensaio ocorreu cinco anos depois. A famosa, no entanto, revela ter vivido situações traumáticas por conta do trabalho. "Mexeu muito com meu emocional. Assédio masculino, algumas situações constrangedoras que vivi por acharem que uma mulher que posou para a Playboy tinha um valor", disse ela ao "Papagaio Falante".
- Daiane Amêndola: a paquita Docinho da Geração 2000 posou para a revista Sexy em 2004, quando já era dançarina do "Domingão do Faustão". Na época, ela afirmava ser virgem, o que rendeu a problemática manchete de "ninfetinha virgem que esquentou o 'Domingão'". Ela está afastada da televisão desde 2012, um anos depois de deixar o programa global.