A abertura das Olimpíadas de Paris 2024 acontece nesta sexta-feira (26) e marca o início oficial do evento esportivo. A cerimônia traz todas as delegações e também aproveita para mostrar mais sobre a cultura francesa. O responsável por todo o evento é o diretor criativo Thomas Jolly. Recentemente, ele revelou que usou a série da Netflix 'Emily em Paris' como inspiração para o seu trabalho na cerimônia de abertura. Entenda como!
Como o próprio nome diz, 'Emily em Paris' se passa na França. A jovem norte-americana Emily se muda para a capital francesa em um novo emprego. Além de contar a história de Emily, a série também mostra muito sobre a França. Ela faz isso de uma forma bem estereotipada, com direito a franceses arrogantes, muitos croissants, boinas, vinhos e inúmeros pontos turísticos, como a Torre Eiffel.
Mas onde as Olimpíadas entram nisso? Em entrevista recente para a Associated Press, Thomas Jolly explicou que queria brincar com esses estereótipos franceses que existem no audiovisual. Uma de suas inspirações foi justamente 'Emily em Paris'. "Quando assistimos a 'Emily in Paris' ou 'Amélie Poulain', sabemos que não é bem a Paris real. Vamos brincar com todos esses clichês, mas também vamos desafiá-los. Paris também é uma juventude vibrante. Diferentes culturas se misturando nas ruas", disse. Assim, 'Emily in Paris' serviu de referência na hora de criar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2024.