Em "Alma Gêmea", Aisha Jambo deu vida à personagem de Sabina, uma terapeuta que é assistente do Dr. Julian (Felipe Camargo), além de ser apaixonada por Hélio (Erik Marmo). Também já atuou na novela "Cabocla", como Ritinha, e vale mencionar que ambos os sucessos estão no ar, na tela da Rede Globo.
De acordo com o UOL, Jambo enalteceu os roteiros de ambos os criadores desses novelões de sucesso: "Walcyr Carrasco no roteiro genial e Jorge Fernando na direção genial. Jorginho foi um artista totalmente ligado às artes, ao teatro, à comédia e isso transparece na obra e explica o sucesso da novela "Alma Gêmea", citou. Ela ainda complementou, dizendo que em "Cabocla", teve um roteiro genial de Benedito Ruy Babrosa: "Tive a oportunidade de retomar a parceria iniciada em "Malhação" com o Ricardo, que é um diretor muito exigente e muito motivador. Fiquei muito feliz.", disse a atriz.
Aisha iniciou sua carreira na TV em "Malhação", nos anos 2000. No entanto, se afastou das telas desde 2011, sendo sua última participação na novela "Insensato Coração", de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
Agora, em 2024, ela, que já revelou ter mudado um conceito na TV há anos, volta para a Globo, no especial "Hoje é Dia das Crianças", de acordo com informações do Splash Uol. Esse programa vai ao ar, dia 11 de outubro, logo depois de "Cabocla".
Logo no próximo dia 11 (outubro), a atriz Aisha Jambo poderá ser vista, ao mesmo tempo, em três produções da Globo. Ela vai estar presente no especial "Hoje é Dia das Crianças", além de "Alma Gêmea", como também na novela "Cabocla". A Globo está preparando um musical para homenagear o Dia das Crianças. Durante uma entrevista para a UOL, Aisha contou sobre o que mais lhe chamou a atenção para o papel nesse especial, e que será chamada de "mãe":
"Ela tem um mundo parecido com o meu porque eu fui criada no mundo da música e esse universo lúdico de criação da Balú, interpretada pela Lua Miranda, que faz a minha filha, uma criança linda e maravilhosa que também cresce no mundo da música porque os avós são músicos. Eu fiquei emocionada porque os avós do meu filho, Ian Telek, hoje um adolescente de 16 anos, são músicos também, o Jolt Telek, um húngaro, músico autodidata, e Vanja Ferreira, a primeira harpista negra do Brasil, de que falo um pouco melhor abaixo.", comentou a atriz.
Além disso, a atriz refletiu sobre sua personagem, nessa produção, que será chamada apenas de "mãe", uma espécie de figura materna: "Minha personagem é um arquétipo da mãe, é uma mãe solo, obstetra, jovem, que namora. Embora essas últimas características não estejam explícitas no roteiro, esses elementos me ajudaram na construção da personagem porque eu estudando percebi que ela era feliz. Ela tem uma relação boa com o pai e com a filha.", comentou.
Aisha, durante a entrevista, também disse que ficou feliz pela parceria com os companheiros de cena, como Tony Tornado: "Tony é um ícone da cultura brasileira e foi uma referência de estética, voz ativa e consciência de um movimento pensante, o Movimento Black Power. Era um tempo muito difícil para a cultura brasileira durante a ditadura civil-militar. Portanto, era um grito político, um grito de democracia e um grito de brasilidade. Tony Tornado fez a cabeça da geração da minha mãe, Vanja Ferreira, a primeira harpista negra do Brasil. E foi minha mãe, por sua vez, com quem eu aprendi sobre valorização da minha beleza e assumir o nosso papel histórico.", disse a atriz.
Para seu retorno triunfal ao "Plim-plim", olha que presentão: Aisha vai interpretar a filha de Zezé Motta. Ela detalhou, para o UOL, como está sua expectativa: "Eu faço a filha da Zezé Motta, que dispensa comentários, uma diva que conheci ainda adolescente no meu primeiro filme, "Orfeu do Carnaval", do Cacá Diegues, e tive o prazer de conhecer a Lua, uma menina linda, fofa e muito talentosa que é também musa da Mangueira do Amanhã e que está no elenco da série 'Resistência Negra', no Globoplay.", falou.
Jambo também revelou que espera que o público se emocione com esse programa especial da TV Globo. Ela disse que espera que as crianças possam se sentir acolhidas com as mensagens, já que o programa foi feito com muito amor, e tem mensagens de esperança. Além disso, aprendizados, equilíbrio emocional e a certeza de que tudo, no final, dará certo, também poderão ser observados nessas passagens durante o programa. É aquilo, a vida é uma verdadeira montanha russa.