Em 1999, chegou aos cinemas um filme que foi um ponto de viragem para a ficção científica. "Matrix", dirigido pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski, mudou o gênero para sempre.Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne estrelaram o filme e fizeram história.
Como em Hollywood, se algo funciona, é preciso aproveitar ao máximo. Então, quatro anos depois de "Matrix", duas sequências chegaram aos cinemas com apenas alguns meses de diferença.
Em maio de 2003, foi lançado "Matrix Reloaded" e em novembro foi a vez de "Matrix Revolutions".Parecia o fim da história de Neo, mas numa era de reboots, remakes, continuações e prequelas, era de se esperar que, mais cedo ou mais tarde, seria a vez de Matrix. Mais de 20 anos após a primeira parcela, Neo voltou às telonas com "Matrix Resurrections".
A quarta parcela da saga de ficção científica contou apenas com Lana Wachowski no roteiro e nos bastidores, enquanto Reeves e Moss retornaram em seus papéis icônicos de Neo e Trinity.
Ambientado anos após os eventos de "Matrix Revolutions", Thomas Anderson leva uma vida confortável trabalhando como desenvolvedor de videogames e não se lembra de nada de seu passado. A protagonista, porém, sabe que algo não bate e começa a vivenciar acontecimentos que a fazem duvidar do que é real. Mais uma vez, Anderson terá que decidir se segue ou não o coelho branco.
Lançado nos cinemas em dezembro de 2021, foi uma das maiores surpresas da ficção científica dos últimos anos. No entanto, também foi um fracasso nos cinemas. Somente Matrix Resurrections arrecadou mais de US$ 157 milhões em todo o mundo, com um orçamento de cerca de US$ 190 milhões.
Apesar destes números, a verdade é que Matrix Resurrections merece uma segunda oportunidade. Então, se você não curtiu nos cinemas, pode fazer em casa pela Prime Video. A quarta parcela da saga das irmãs Wachowski faz parte do catálogo da plataforma de streaming do grande Jan. Também está disponível no Max.
Quando dizemos que Matrix Resurrections foi uma das maiores surpresas dos últimos anos no gênero de ficção científica, queremos dizer que o filme conseguiu trazer de volta Neo e o mundo criado pelos Wachowski de forma original e com coração.
Quem ficou para sempre marcado pela primeira parcela não se arrependerá de reencontrar este universo em sua última aventura. Não é o primeiro Matrix , isso é claro, mas nada será capaz de igualar a experiência que foi assistir ao primeiro capítulo da saga. O que Matrix Resurrections faz é nos lembrar do momento em que o início da história de Neo entrou em nossas vidas.