Walter Salles foi homenageado na 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roma, na Itália, nesta segunda-feira (20) por sua trajetória no cinema. No evento, que termina no dia 25, o cineasta exibiu seu trabalho mais recente, "Jia Zhangke: Um homem de Fenyang".
O documentário conta a história do diretor chinês, que voltou aos locais onde rodou seus filmes, junto com seus atores, amigos e colaboradores mais próximos. O longa está na programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Jia Zhangke esteve ao lado do brasileiro no momento da premiação.
Walter Salles é diretor de importantes filmes do cinema brasileiro, como "Terra estrangeira" (1996), "Central do Brasil" (1998), "Abril despedaçado" (2001), "Diários de motocicleta" (2004), "Linha de passe" (2008) e "Na estrada" (2012), protagonizado por Kristen Stewart, estrela da saga "Crepúsculo".
Outros filmes brasileiros estão no cronograma do Festival de Roma: "Obras" (de Gregorio Graziosi), "Já Visto Jamais Visto" (de Andrea Tonacci) e "Ato, Atalho e Vento" (de Marcelo Masagão). O filme "Trash", com Wagner Moura, Selton Mello, André Ramiro e Jesuíta Barbosa, também está entre os filmes brasileiros exibidos.
O suspense "Quando Eu Era Vivo", com Antônio Fagundes e Sandy, faz parte da sessão Mondo Genere, voltada a filmes de gêneros distintos e que fazem suas estreias mundiais.