Após uma prova final que durou quase três horas, Lorenzo foi o campeão da primeira temporada do "MasterChef Júnior", da Band. O reality show de culinária chegou ao fim na madrugada desta quarta-feira (16). Ao todo, 20 crianças participaram do programa, entre elas Valentina, de 12 anos, alvo de comentários pedófilos na estreia da atração.
O adolescente de 13 anos desbancou Lívia, de 12 anos. Durante a final, a garota reencontrou-se com a irmã, Mariana, que mora nos EUA. Como prêmio, Lorenzo ganhou R$ 1 mil de vale compras e um troféu. Tanto ele como a jovem receberam um curso de gastronomia, uma viagem para a Disney e um prêmio de R$ 20 mil. "Eu já sabia que eu queria ser cozinheiro antes de participar do programa. Agora só intensificou essa minha paixão pela gastronomia", declarou o campeão.
Nas redes sociais, a vitória do garoto foi aprovada pela maioria. "Amei. Lorenzo foi o melhor!", disse uma internauta. "Parabéns", acrescentou outro. "Cozinha demais", completou um terceiro. "Mereceu muito", anotou outro. Mas teve quem não gostou do resultado. "Tinha que ganhar era a Lívia, que se deu bem em tudo. Foi sacanagem", disparou um telespectador. Ao contrário do que aconteceu na versão adulta, a final também foi gravada por decisão da emissora paulista, que considerou o horário tardio para as crianças ficarem no estúdio.
Vencedor aparece de cabelo cortado na final
Além da vitória de Lorenzo, o que chamou a atenção foi o corte de cabelo do jovem na parte final do último programa. Durante a prova decisiva, o adolescente apareceu com os fios longos e na hora de saber o resultado da decisão do júri estava com as madeixas curtas. "Tentando entender como o Lorenzo cortou o cabelo", brincou uma telespectadora.
Na última prova, os finalistas precisaram cozinhar uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, tendo liberdade para escolher os ingredientes. O campeão - que chegou a brincar com Paola Carosella, dizendo que "ela não sabe de nada" - escolheu um tartar terra e mar com molho tartar de lagostn, atum e avocado (entrada), ravioli de ricota e espinafre (prato principal) e tiramisú (sobremesa). Já Lívia preparou vieiras com ovas de salmão sobre creme de aspargos (entrada), saltimbocca à romana com nhoque (prato principal) e tarte de banana (sobremesa).
A jovem acabou se atrapalhando no último prato, quando o creme de banana ficou preso na fôrma. Lívia acabou elogiada pelos jurados, mesmo ficando com o vice-campeonato. "Você ouviu, aprendeu e experimentou. Você deu um exemplo hoje", disse Paola, que chegou a fazer guerra de chantily com as crianças durante o programa. "Você lutou até o final. Isso me deixou emocionado. De verdade", completou Henrique Fogaça.
(Por Guilherme Guidorizzi)