A anunciada homenagem que a Viradouro pretendia fazer para Fernanda Montenegro no Carnaval do ano que vem não vai mais acontecer. A escola de samba desistiu do enredo ao saber que a atriz não iria poder participar do desfile na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
O empresário de Fernanda ligou para o presidente da Viradouro, Gusttavo Clarão, agradecendo a ideia de enredo, mas informou que a atriz estará envolvida com compromissos profissionais durante o Carnaval. Ela, inclusive, provavelmente não estará no Rio durante a folia.
Embora os compromissos profissionais não tenham sido especificados, tudo indica que sejam as gravações de "Babilônia", novela das nove da Globo que ficará no lugar de "Falso Brilhante", próxima do horário.
No folhetim escrito por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, Fernanda viverá uma das protagonistas. Na história, sua personagem mostrará a homossexualidade na terceira idade ao formar par romântico com Nathalia Timberg na trama.
"A escola optou por desistir da ideia de enredo, uma vez que a homenageada viva não poderia participar do desfile. Não teria sentido", informou ao Purepeople a assessora de imprensa da Viradouro, Mônica Marinho. "É uma pena porque esse enredo era muito aguardado pelo mundo do samba".
Vale lembrar que a escola do município de Niterói tem tradição em homenagear artistas vivos. Em 1991, Dercy Gonçalves viu sua trajetória virar enredo da agremiação. Em 2003, o mesmo aconteceu com Bibi Ferreira.
O novo enredo da Viradouro será divulgado após a eleição presidencial da escola, marcada para 18 de maio. Três propostas estão na disputa. A vencedora terá como meta manter a agremiação no Grupo Especial, após o acesso ocorrido neste ano. A escola estava no grupo de acesso desde 2010, quando foi rebaixada.
(Por Anderson Dezan)