Nesta terça-feira (15), o Brasil celebra o Dia do Professor, indiscutivelmente, um dos ofícios mais importantes da sociedade. Esta data foi escolhida pois no dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I sancionou uma lei que criava o ensino elementar no país. Também conhecido como ensino primário, trata-se do primeiro estágio da escolaridade obrigatória, construindo uma base para os graus de ensino seguintes.
Antes de se firmarem em suas profissões artísticas, diversas celebridades brasileiras já foram professoras. Entre elas, estão Anitta, Fernanda Montenegro e Alessandra Negrini.
Com apenas 15 anos, Anitta foi professora de dança. Na época, ela fazia aulas de dança de salão e sua desenvoltura garantiu um emprego. "Eu dava aula para os idosos e iniciantes", contou a funkeira no extinto programa "Estrelas".
Anos depois, já cantora conhecida mundialmente, Anitta voltou a dar aula em um curso à distância. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, a artista ministrou "Anitta Prepara", um workshop de empreendedorismo voltado a pequenos empresários. Nas aulas, a popstar dá dicas sobre gestão de carreira, marketing pessoal e conta estratégias de sucesso a partir de histórias da própria carreira.
Fernanda, que terá sua história contada em um documentário, foi professora ainda na juventude. Ela deu aulas de português para estrangeiros na mesma escola onde aprendeu francês e inglês.
Alessandra deu aulas de inglês no início da vida adulta. Com 19 anos, após retornar de um intercâmbio cultural, ela conseguiu emprego como professora na escola Let's, em São Paulo. A futura atriz tinha turmas pequenas, com grupos de até cinco pessoas, e seus principais alunos eram executivos.
"Queria dar aulas, mas morria de medo, achava que não ia conseguir, que não seria capaz. Mas acabei me dando muito bem como professora", disse a famosa em entrevista à Folha de São Paulo em 1996.