As semanas de moda de 2018 se encerraram, mas deixam para nós o que vai ser tendência nas próximas temporadas. Se em setembro (e início de outubro) rolaram as fashion weeks internacionais (Nova York, Londres, Milão e Paris), trazendo as trends para o verão 2019, como visual romântico e a pegada utilitária (no hemisfério Norte a estação mais quente do ano em Junho), por exemplo, no fim do mês de outubro aconteceram as semanas de moda nacionais, que contam o que vai ser moda no próximo inverno, como os looks monocromáticos, por exemplo. Um dos hits de todas as passarelas, o vestido ganha variáveis em diversas tendências que já podem ser aplicadas no nosso verão, que começa já, já! Confira as tendências.
Tanto o modelo ombro a ombro quanto o tomara que caia -- um dos hits do tapete vermelho -- ganham fôlego nas passarelas para as próximas temporadas. As mangas bufantes ou "caidinhas", como as que mostram as passarelas da Valentino, na Semana de Moda de Paris, e da Apartamento 03, no São Paulo Fashion Week, são uma das apostas mais certeiras da temporada e trazem a pegada romântica que ganhou força total nessa temporada.
Comentamos por aqui que os looks plissados e drapeados foram hit nas semanas de moda internacionais. Nas passarelas nacionais a trend ganhou ainda mais força, trazendo para o universo fashion tendências que são atemporais. Destaque para a Valentino, que apostou pesado nos plissados para criar modelos que duram uma vida.
O estilo romântico, com feminilidade delicada, tecidos leves, babados (um dos hits da vez) rendas e outros elementos mostraram que estão em alta tanto nas passarelas nacionais quanto internacionais. Os modelos mais lindos da temporada são feitos em tule transparente e apareceram na Semana de Moda de Paris, em passarelas como Dior e Valentino.
Apesar de ser uma das trends da estação, o estilo minimalista é atemporal e, por isso mesmo, é uma das escolhas mais sustentáveis da moda. O estilo, que produz looks de formas simples e com poucos detalhes, feitos para resistir a várias temporadas, foi dominante no São Paulo Fashion Week em marcas como Gloria Coelho e Osklen.
Os vestidos curtos voltaram com força total nesta temporada, graças a uma vibe anos 80 que vem invadindo as passarelas. Modelos superdrapeados, com balonê, ombros marcantes e estruturas rígidas prometem ser escolhas certeiras para 2019.
(por Deborah Couto)