Com o crescimento da liberdade feminina, as mulheres estão se sentindo mais a vontade com o próprio corpo e ousando ao deixá-lo cada vez mais a mostra no mundo da moda. Através de recortes feitos nas peças, a tendência das fendas voltou a ser febre e chegou a ser destaque no tapete vermelho do maior festival de cinema em 2018. De diversos tamanhos e em diferentes locais, elas andam em uma linha tênue ao explorar a sensualidade sem deixar de lado a elegância, podendo aparecer em eventos mais sofisticados, em compromissos mais sérios, ou em festas badaladas.
Além de poder ter muitos tamanhos, quantidades e aparecer em diferentes lugares em uma mesma peça, a fenda também pode estar presente em vários modelos de roupa. Diferentemente do que muitos acreditam, o recorte é bem-vindo em vestidos e saias, mas é na calça em que ele ganha o seu maior destaque. Deixando o look mais charmoso, as fendas podem aparecer nas laterais, na frente e até mesmo na parte traseira apesar de não ser muito comum. O rasgo quando feito em um dos lados acaba se tornando mais um detalhe por não aparecer tanto, enquanto a sensualidade comanda a parte frontal, ganhando total notoriedade da produção. Podendo ser visto mais de uma vez na mesma peça, os recortes podem ser duplos, triplos e quádruplos, apresentam versões mais ou menos rasgadas.
Usada durante uma premiação por Giovanna Ewbank, as fendas não precisam ser comportadas, já que a ideia do recorte é exatamente o contrário. Mesmo tentando implementar mais liberdade e ousadia para os looks diários das mulheres, é preciso tomar cuidado quando a tendência for eleita para usar em um compromisso mais sério. Por apresentar essa pegada mais sensual, o rasgo pode ser compreendido de uma maneira equivocada e, caso o seu estilo não comporte mostrar muita ousadia, é aconselhado que se opte por uma de um tamanho menor. Já para quem curte deixar o corpo aparente, é interessante apostar em peças que abusam dos recortes ao terminarem acima da altura das coxas.
(Por Fernanda Casagrande)