No início de 'Cabocla', Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira ) descobriu que sofre de uma grave doença, e, por isso, pode morrer a qualquer momento. O médico Edmundo (Othon Bastos) ativou o rapaz que tem uma lesão no pulmão e para não se estressar e piorar a situação, o recomenda a ter uma vida mais tranquila, longe das bebidas e da boemia.
Inicialmente, o bonitão relutou a mudança drástica, mas Joaquim (Reginaldo Faria ), pai dele, o envia para Vila da Mata para cuidar da própria saúde. Boanerges (Tony Ramos) primo dele, o aceita em sua casa, e é nesse meio tempo que ele conheceu Zuca (Vanessa Giácomo), por quem se apaixona.
Desde então, Luís e Zuca precisam enfrentar vários problemas ao longo da jornada, como o ciúme de Tobias (Malvino Salvador), noivo da moça. A pressão com a relação piora o estado de saúde do mocinho, mas a moça se mantém irredutível ao seu lado, mesmo diante da suspeita de que ele tem tuberculose, uma doença incurável para a época.
Para os fãs do personagem de Daniel de Oliveira, saibam que Luís Jerônimo não morre no final da trama. Ele se casa com Zuca, que engravida antes do casório, e dá à luz um lindo menino, selando a felicidade do casal.
Por outro lado, quem perde a vida em 'Cabocla' é Tomé (Eriberto Leão). O rapaz participa de uma briga no bar para ajudar Tobias. Quando Tomé avança sobre Desidério, ele foge. Na tentativa de fuga, o capanga de Justino (Mauro Mendonça) atira contra Tomé, que cai, baleado, na frente de todos à sua volta.