Além da estreante Vitória Strada e Bruno Cabrerizo, recém-chegado à Globo, a novela "Tempo de Amar" traz mais um rosto novo. Maria Otávia Cordazzo, atriz deficiente auditiva, será uma das vedetes do cabaré de Madame Lucerne, vivida por Regina Duarte. A artista cujo nome na trama ainda será definido pelos autores perdeu parte da audição - 85 decibéis no ouvido esquerdo e, no direito, 65 decibéis - após nascer prematura e precisar fazer uso de antibióticos. Em entrevista à revista "Glamour", ela contou como faz para driblar a deficiência e seguir na carreira artística.
Maria Otávia desenvolveu a habilidade de ler os lábios para se comunicar quando ainda era criança, mas não usa a técnica durante as gravações pois consegue ouvir os diálogos das cenas. "Com o uso do aparelho auditivo, consigo escutar as orientações dos diretores e as falas dos atores. Caso não esteja usando fica mais difícil, porém contornável", disse. "Uma vez, em um teatro em Itajaí (SC), acabou a bateria do meu aparelho ainda nas coxias e tive que entrar assim mesmo, sem escutar nada! Avisei meu amigo de cena e conseguimos terminar a peça pois ele me dava as deixas do momento em que deveria falar, foi tranquilo."
Caso esteja sem o aparelho, Maria Otávia, que irá contracenar com Amanda de Godoi - uma das prostitutas do Maison Dorée - contou ser preciso um estudo mais profundo do texto da obra para que nada fuja de sua memória. "Eu estudo muito o script e sigo exatamente como está no roteiro. Em minha mente já está tudo gravado. É instintivo, você cria a cena em sua mente e segue rigorosamente, não tem erro", afirmou.
Apesar de não ter interferido na escolha de Jayme Matarazzo, seu filho, para interpretar o vilão Fernão, o diretor de "Tempo de Amar" foi o responsável pelo convite para Maria Otávia atuar na novela das seis. "Meu material de trabalho foi enviado para o Jayme Monjardim, que assistiu alguns trabalhos meus. Ele, muito generosamente, me chamou para um teste e fui aprovada pela produção. Estou muito feliz e encantada com tudo isso. Darei o melhor de mim para que seja um grande papel. Só tenho a agradecer por essa chance", contou a atriz.
(Por Carol Borges)