O último capítulo de "Amor à Vida" foi exibido na noite de sexta-feira (31), mas o tão comentado beijo gay , protagonizado pelos atores Mateus Solano e Thiago Fragoso na pele de Félix e Niko continua gerando comentários. Nas redes sociais, o público se divide: alguns vibram pela quebra de tabu da TV brasileira, outros reclamam por ter aguardado um beijo mais caloroso. "Foi um selinho", minimizam alguns internautas.
Em conversa com o jornalista Tadeu Schmidt para o "Fantástico", que será exibido na noite deste domingo (2), Mateus opinou sobre a cena que foi exibida nos momentos finais da trama de Walcyr Carrasco. "Eu acho que foi na medida certa do que o público estava esperando e precisando", acredita o ator.
O ator Thiago Fragoso, que deu vida ao Niko, vibrou por ter protagonizado a cena que entrou para a história da teledramaturgia brasileira. "Eu falei: 'Caramba. Eu realmente estou fazendo isso. Vai acontecer, que legal'", conta o ator ao jornalista, animado com a repercussão positiva.
Apesar de ter gerado tanto burburinho e expectativa, o último capítulo da novela não bateu record de audiência. Segundo dados prévios divulgados pelo Ibope na noite de sexta-feira, o último capítulo de "Amor à Vida" obteve 44 pontos de audiência na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 65 mil domicílios). O recorde da novela foi alcançado na última segunda-feira, com 48 pontos, quando Aline (Vanessa Giácomo) esfaqueou Ninho (Juliano Cazarré).
Para efeito de comparação, "Salve Jorge", novela que antecedeu "Amor à Vida", marcou 46 pontos em seu último capítulo, exibido em maio de 2013. "Avenida Brasil", que terminou em outubro de 2012, obteve 52 pontos de audiência em seu desfecho.
O autor Walcyr Carrasco, no entanto, ficou satisfeito com a repercussão do beijo gay exibido no último capítulo. "Um marco em termo de quebra de paradigmas, de abertura para a sociedade e uma demonstração da convivência de diferentes. O mundo é para todos. E acho que a novela conseguiu dizer isso".