Fernanda Montenegro é considerada a dama da TV e, claro, não à toa. Aos 84 anos e dona do único Emmy, prêmio internacional mais importante da TV dado a uma atriz brasileira, ela não esnoba. Acredita que "a vida é assim: perde-se um prêmio, mas aí depois ganha-se outro", disse sobre a importância de ganhar o prêmio em entrevista ao jornal "O Dia" desta terça-feira (4).
A atriz que divide a carreira entre papéis na TV, no cinema e teatro, também falou sobre a repercussão esfuziante do beijo gay protagonizado pelos atores Thiago Fragoso e Mateus Solano no último capítulo de "Amor à Vida". Embora fosse muito esperado, para Fernanda, o tal do beijo gay não é nenhuma novidade e até demorou a acontecer.
"Nunca entendi essa demora. Já devia ter acontecido há muito tempo. No teatro se beija muito na boca, mesmo pessoas do mesmo sexo. É um ato carinhoso, assim como poderia ser na testa ou na bochecha", disse à publicação.
O pensamento moderno vem a calhar com a nova personagem que Fernanda fará na próxima novela das nove da Globo. Na trama de Gilberto Braga, que sucederá "Em Família", a atriz fará par romântico com Nathália Timberg e disso Fernanda não parece estar nem um pouco ansiosa. "É, recebi o convite de Gilberto Braga para esse papel, mas nem tenho muito a acrescentar por enquanto, porque seria ainda para o ano que vem", contou.
Fernanda deixa transparecer irritação mesmo com o trânsito do Rio de Janeiro. A veterana que está no ar como a dona Picucha em "Doce de Mãe", seriado que a deu o prêmio Emmy, disse que o trajeto Ipanema, (bairro onde mora no Rio) - Jacarepaguá (onde fica os estúdios do Projac, da Globo) é a razão do seu cansaço. "Só mesmo quem frequenta o Projac sabe o que significa esse deslocamento diário. E eu começo a gravar às 11h da manhã e só saio às 21h30 da noite, exausta", disse.
A rotina de Fernanda, pelo visto, inclui muito trabalho e pouco tempo para lazer. Ela só para mesmo para assistir a programa de entrevistas quando chega das gravações e descarta ver Big Brother.
"Chego em casa tão cansada que nem tenho tempo... Depois de tomar banho e comer alguma coisa, o pouco tempo que me resta eu preciso assistir às notícias, ou, para relaxar, a alguma entrevista do Jô Soares ou da Marília Gabriela", declarou.
Com dezenas de papéis na TV, cinema e teatro, só faltaria mesmo uma participação em um reality show. Perguntada se entraria em um jogo com "câmeras espiãs", ela diz: "Acredito que nunca passaria na cabeça de alguém me fazer tal convite!"