O último capítulo da novela "Liberdade, Liberdade" teve mortes e finais felizes, na noite desta quinta-feira (4). Rosa (Andreia Horta) e Xavier (Bruno Ferrari) ficaram juntos e fugiram para Portugal, depois da heroína escapar das mãos de Rubião (Mateus Solano). O desfecho acabou atentando um desejo do ator. Mas antes, os namorados quase foram enforcados. Primeiro, a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda) salvou o idealista e depois foi a vez dele impedir o enforcamento da mocinha.
O que Rosa, presa acusada pela morte de Rubião, não impediu foi a morte por sodomia de André (Caio Blat), em cena que revoltou a web no penúltimo capítulo. E foi ela a responsável pelo assassinato de Tolentino (Ricardo Pereira), namorado do seu irmão. O comandante da tropa acabou morto ao tentar matar Xavier.
Já Rubião, torturado logo na estreia do folhetim das onze, também perdeu a vida, assassinado por Anita (Joana Solnado), até então sua aliada. A governanta que chegou a observar sexo do patrão com uma escrava matou o vilão ao perceber que nunca seria amada por ele. Outro casal que se formou foi Dionísia (Maitê Proença) e Mão de Luva (Marco Ricca), que acabou descobrindo o tesouro do padre Vizeu (Marcos Oliveira).
Final da trama movimentou a web
O último capítulo da trama de Mario Teixeira agitou as redes sociais. Alguns internautas questionaram o final de Joaquina. "Só achei que ela poderia ter matado o Rubião", disse um. "Do que adiantou deixarem ela de inocente pela morte do Rubião, se ela matou o Tolentino?", questionou um segundo. Outros preferiram destacar a qualidade da novela.
"Merece todas as palmas do mundo. O final foi incrível como todos os outros capítulos", enalteceu uma telespectadora. "Motivo para chorar: último capítulo de 'Liberdade, Liberdade'", acrescentou outro. "Que final lindo", "Melhor cena do último capítulo foi a Joaquina gritando 'liberdade' e todos acompanhando. Arrepiante" e "Andreia Horta lacrando muito" foram outros comentários deixados em uma rede social.
(Por Guilherme Guidorizzi)