Xeréu Trindade (Gabriel Sater) surgiu na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela "Pantanal" após salvar a vida do Velho do Rio (Osmar Prado), baleado por Muda (Bella Campos). É o peão aquele que irá garantir ao fazendeiro que o ser enigmático é na realidade o pai dele, Joventino (Irandhir Santos), agora com poder de se transformar em cobra.
Ao mesmo tempo, Trindade, que também é violeiro, assombra a todos com suas visões e tem um pacto com o diabo. Na história que em breve apresenta o terceiro filho de Leôncio, o pacto entre Trindade e o "tinhoso" fará a sua viola tocar sozinha para espanto de Tibério (Guito) e os outros peões.
Há 32 anos, na extinta TV Manchete, quem interpretou o personagem foi seu pai, Almir Sater, que na época fazia sua estreia como ator de novelas após uma já consolidada carreira como cantor e compositor. Porém, Almir já havia passado por filmes como "Caramujo-flor".
"Pantanal" vem passando por algumas mudanças em relação ao original de 1990, por isso não dá para assegurar o que irá acontecer com Trindade. Mas se a trama dele não foi alterada, o peão só consegue se livrar do "tinhoso" depois que conseguir conquistar Irma (Camila Morgado/Elaine Cristina no original).
Os dois, aliás, fazem sexo durante um passeio de barco. E depois a irmã de Madeleine (Karine Teles, atualmente/Ítala Nandi na primeira versão) fica grávida para perplexidade de Trindade. Isso ocorre porque ele teme que a criança nasça com chifres de capeta.
Dessa forma, Irma terminou a novela ao lado de José Lucas de Nada (Paulo Gorgulho no original) depois que deu à luz com a ajuda do pai de seu filho. Em setembro de 1990, Almir deixou a novela "Pantanal" para ser o protagonista, ao lado de Ingra Lyberato de "A História de Ana Raio e Zé Trovão", sua sucessora no horário. Por essa razão, Trindade sumiu da história sem conseguir ser encontrado por mais alguém.