A chegada de José Lucas de Nada (Irandhir Santos) vai surpreender o pai, José Leôncio (Marcos Palmeira), na novela "Pantanal". O choque do fazendeiro será tanto que ele até irá passar mal ao ficar com o forasteiro pela primeira vez. Além de José Lucas, o peão é pai de outros dois filhos, Tadeu (José Loreto) e Jove (Jesuíta Barbosa).
As cenas começam a ir ao ar na semana que vem da novela das nove, antecipa a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo". Filho de José Leôncio com a prostituta Generosa (Giovana Cordeiro), com quem fez sexo ainda na juventude, surge na fazenda do pai depois que tem seu caminhão e a carga roubados por uma gangue por obra do destino.
Assim que aparece na propriedade, José Lucas passa a chamar a atenção de todos que conheceram Joventino, agora transformado no Velho do Rio (Osmar Prado), tão procurado pelo filho único. E o fazendeiro acaba passando mal tamanha é sua emoção.
Vale lembrar que no original, de 1990, José Lucas só foi criado após Paulo Gorgulho agradar como o José Leôncio da primeira fase, papel entregue na etapa seguinte a Claudio Marzo, intérprete ainda do Joventino e do Velho do Rio. Na atual versão, três atores assumiram os personagens de Claudio, em uma das mudanças.
Depois de uma aventura pelo Rio de Janeiro, Juma será surpreendida ao descobrir que Muda (Bella Campos) só é muda no nome. Além disso, Alcides (Juliano Cazarré) ainda dá com a língua nos dentes e entrega que a amiga da pantaneira não parece ser tão de confiança assim.
Desconfiada, a filha de Maria (Juliana Paes) pressiona Muda e ela acaba admitindo que foi até o Pantanal em busca de vingança, pois viu seu pai ser assassinado. Porém, Juma apesar de ameaçar de morte a amiga desiste pois ambas concluem que é melhor dar um basta na série de crimes em família, na novela que pode alterar parte do fim de Alcides.
"Pantanal" foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e reprisada em três ocasiões (junho de 1991 a janeiro seguinte, outubro de 1998 a julho de 1999, e junho de 2008 a janeiro de 2009, esta pelo SBT).