TPM: as três letras – que significam Tensão Pré-Menstrual, o mesmo que Síndrome Pré-Menstrual (SPM) – são o prenúncio da menstruação e trazem mudanças não muito bem-vindas, como a enxaqueca, para o corpo da mulher. Mas não se preocupe! Existem alimentos que ajudam a deixar esse período bem mais leve e tranquilo. É o que diz ao Purepeople a nutricionista Patricia Davidson, responsável pela dieta de famosas como Bruna Marquezine.
"Uma boa hidratação e alimentação rica em alimentos fonte de nutrientes importantes, que auxiliam a regular as funções orgânicas e prevenir os sintomas da TPM, são de extrema importância para amenizar os sintomas indesejados deste período", afirma. Veja o que ela indicou!
Quem nunca deu uma resposta um tanto mal-humorada em plena TPM? Entre os sintomas mais famosos deste período, está a mudança de humor, e para ela, a nutricionista indica alimentos fontes de magnésio, como folhas verdes, banana, grão de bico, gergelim e amêndoas.
"Eles diminuem a compulsão por doces e modulam a resposta de hormônios de estresse, melhorando o humor e a irritabilidade", aponta Patricia. Os alimentos ricos em zinco, como oleaginosas, carnes, cacau e vegetais folhosos verde-escuros também são aliados: "O zinco está relacionado à liberação de serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar".
Contra o cansaço e a sensação de enfraquecimento, Patricia Davidson destaca os alimentos ricos em ferro, a exemplo do grão de bico, lentilhas, sementes de abóbora e gergelim.
"A deficiência de ferro leva à queda na produção de glóbulos vermelhos, provocando sintomas como queda de energia, fadiga, desânimo e depressão", explica.
Além da receita simples, com ervas, para reduzir a ingestão de sal, Patricia Davidson recomenda o bom consumo de líquidos para evitar o inchaço (veja as dicas de chás sugeridos por ela e seus benefícios).
"A hidratação adequada é fundamental para prevenir a retenção de líquidos. Quando a ingestão de água não é adequada, o nosso corpo tende a aumentar a retenção hídrica, aumentando o inchaço. Vale consumir outros líquidos, como chás, água de coco e sucos naturais", finaliza.
(Por Vanessa Nogueira)