Quem sofre de enxaqueca sabe os transtornos que as fortes dores de cabeça ocasionam. Embora suas causas ainda sejam desconhecidas, a dor pulsátil em um dos lados da cabeça pode ser aliviada com a ajuda da alimentação, aliada a algumas mudanças de hábitos na rotina.
Em entrevista ao Purepeople, a nutricionista funcional Patricia Davidson, responsável pela dieta de famosas como Bruna Marquezine, indica: "Para quem sofre deste mal, investir em uma alimentação rica em vitaminas do complexo B pode auxiliar na diminuição dos sintomas e na prevenção de crises, muito comuns no período pré-menstrual."
Segundo Patricia, que já destacou os melhores chás para as mulheres de 40 a 50 anos, os alimentos fontes de ômega 3 auxiliam no combate às fortes dores. "Sementes de chia e de linhaça, azeite extravirgem, abacate e peixes possuem propriedade anti-inflamatória, que ajuda a diminuir a frequência e a intensidade das crises", afirma.
O abacate ainda oferece outro composto importante contra a enxaqueca. "A vitamina B6, encontrada nas sementes de girassol, nos vegetais verde-escuros, no abacate e na banana podem auxiliar na vasodilatação, aliviando as dores", diz ela, que frisa: "Além disso, é importante também conhecer o perfil alimentar de cada pessoa, para que assim sejam retirados da alimentação os gatilhos para dor."
Além da enxaqueca, o inchaço também atinge muitas mulheres no período menstrual. Para combater a retenção de líquidos, Patricia Davidson recomenda a redução do sal no preparo dos alimentos e o sal de adição com uma misturinha com ervas.
"Bata no liquidificador quantidades equivalentes de manjericão, alecrim, orégano, salsinha e sal. Guarde em recipiente fechado e utilize como substituto do sal no preparo das refeições", ensina.
(Por Vanessa Nogueira)