A rotina de cuidados com o cabelo pode ser incrementada de diferentes formas - até mesmo na hora de dormir! Um acessório que vem, literalmente, fazendo a cabeça de quem é apaixonada por beleza é a touca de cetim.
Ela está disponível em diferentes tamanhos e cores, mas com um objetivo principal: reduzir o frizz e melhorar a finalização de modo natural.
"O atrito de alguns tecidos pode deixar os cabelos ressecados, a touca de cetim é uma comprovação que o tecido por ser super liso, não estimula o espalhamento dos fios, deixando alinhados, e definidos, diminuindo a queda e o ressecamento", indica o cabeleireiro Nill Vale.
No "BBB 22", por exemplo, a dançarina Brunna Gonçalves e a influenciadora Jade Picon já surgiram com o item. A touca pode ser usada por mulheres com cabelos de diferentes comprimentos e texturas. Para quem é cacheada ou crespa, o item dá uma vantagem extra.
"Além de evitar o frizz, a touca de cetim vai manter a hidratação do seu cabelo, a umidade e não atrapalhar na definição dos seus cachos durante a noite", destaca a tricologista Lidi Bastos.
A expert em beleza ainda pontua que há uma versão específica para a secagem dos fios. "Para secar, você irá usar uma touca de cetim difusora ela também vai evitar o frizz nos fios e vai secar seu cabelo mais rápido evitando maior contato com o calor além de secá-los uniformemente.", acrescenta.
O item de beleza tem uma forma correta de ser utilizado. "O lado brilhante da touca de cetim vai ser o que sempre vai ficar para dentro", explica Lidi.
"As mulheres com cabelos mais longos podem optar por fazer um coque soltinho e colocar a touca. Você pode também enrolar o cabelo, segurá-lo e pôr a touca", sugere a especialista.
Na hora de adquirir o produto, alguns pontos também são importantes de serem considerados. "Leve em conta a circunferência da sua cabeça. O tamanho M da touca é ideal para cabelos lisos e ondulados e a G para cabelos mais volumosos como o crespo", destaca.
Vale lembrar, finalmente, que a touca de cetim deve ser aliada de outros cuiados com o cabelo, como a realização de um cronograma capilar. "Essa estratégia vai reparar o frizz, que nada mais é quando os cabelos estão sem vida, desidratados e opacos", opina Nill Vale.
"Deve-se fazer o uso semanalmente de hidratação, óleos nutritivos, séruns controladores, protetores térmicos, condicionadores, produtos com finalidades de fechamento de cutícula, tratando a fibra capilar de dentro para fora", explica o hair stylist.