Ter cabelos finos não precisa ser um drama! No mercado brasileiro, é possível encontrar opções de produtos que encorpam as madeixas, hidratam e nutrem da maneira certa para que os fios não fiquem com acúmulo de produtos e com um aspecto pesado. Além de usar produtos certos, algumas dicas de cuidados também evitam o efeito pesado, como apostar em um cronograma capilar e variar o tipo de shampoo nas lavagens, apostando até mesmo nas novas texturas do item. "Às vezes, precisa lavar muitas vezes para sentir que o cabelo realmente está limpo. Poucas mulheres hoje em dia usam um só shampoo. E isso é bom para que o cabelo não se acostume com um tipo de tratamento, para que o fio esteja sempre recebendo novos estímulos", explica Bruna Veneziano, Gerente de Produtos da Skala.
Fazer um cronograma capilar para cabelos finos é a dica mais importante da expert da Skala. A técnica virou rotina certa entre as cacheadas, crespas e por quem está em transição capilar, mas pode ser feita em qualquer tipo de cabelo para manter o fio equilibrado e evitar o aspecto pesado. "O cabelo vai absorver o que precisa e ele não vai ficar no fio produzindo oleosidade. O que temos que observar é se ele precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução. A fase de hidratação é a manutenção dos fios, as demais para nutrir e reconstruir. Na Skala, temos a linha de Amido de Milho e o lançamento da linha Skala Brasil com shampoo, condicionador e creme de tratamento à base de Manga e Castanha do Pará, que são produtos específicos para a hidratação e para manter o controle dos fios", explica.
Você provavelmente já ouviu que usar o mesmo shampoo em todas as lavagens pode fazer o cabelo se "acostumar" com o produto. E isso é possível de acontecer. "Poucas mulheres hoje em dia usam um só shampoo e isso é bom para que o cabelo não se acostume com um tipo de tratamento, para que o fio esteja sempre recebendo novos estímulos", explica. A dica da marca para as donas de cabelo fino é revezar entre os shampoos Skala Brasil e Amido de Milho.
Óleos capilares podem até dar a impressão de que deixam o cabelo mais pesado, mas se você não dispensa os poderes do óleo de coco assim como a modelo Gigi Hadid, que aproveita o produto nas madeixas, a expert da Skala conta os queridinhos para os cabelos finos, como o óleo de Patauá, da linha Skala Brasil, que tem propriedades parecidas com o óleo de rícino, mais conhecido entre as mulheres, porém menos concentrado para não pesar. "Ele é de origem amazônica e conhecido com o azeite amazônico. Na floresta, as índias aplicam no cabelo para selar os fios e mantê-lo brilhoso e hidratado. Ele deve ser utilizado da raiz às pontas para selar a cutícula do cabelo ajudando a reduzir o frizz, por exemplo. Além de contribuir com o crescimento mais saudável do cabelo", indica.
(Por Beatriz Doblas)