Após retratar a entrevista bombástica de Diana à BBC depois do turbulento divórcio com Rei Charles III, a Netflix resolveu deixar de fora uma polêmica envolvendo Diana na quinta temporada de "The Crown", focada no relacionamento do ex-casal.
Com a família real lidando com as consequências do documentário, também produzido pela Netflix, que conta sobre Harry e Meghan Markle, a série não agradou pessoas próximas à monarquia e um político chegou a se pronunciar sobre a situação.
No entanto, a série segue confirmada para a sexta temporada e já escalou os atores que darão vida a William e Kate Middleton na fase adulta, quando eles se conheceram na universidade. Por outro lado, não há mais tempo para "The Crown" falar sobre o escândalo do "Squidgygate", envolvendo Lady Di e James Gilbey.
A mídia britânica não poupa conteúdo quando o assunto é família real. Mesmo decidindo por publicar as gravações que comprovam o caso entre Charles e Camilla Parker, também conhecido como escândalo Tampax, ou Tampongate, outro telefonema abalou as estruturas reais.
Em 1989, mesmo ano em que Charles e Camilla Parker mantinham um caso, Diana deixou seus pensamentos mais íntimos se tornarem públicos ao conversar com James Gilbey, um amigo íntimo da princesa. No final dos anos 80, Diana e James foram apresentados após a mãe de William e Harry ter um caso com seu instrutor de equitação, James Hewitt, com quem mantinha uma relação desde 1986, segundo o The Sun.
O que aconteceu entre Diana e Gilbey continua sendo um mistério, porém as fitas confirmam a intimidade entre os dois. De acordo com o The Independent, James ligou para Diana na véspera do Ano Novo de 1989 usando o celular do seu carro e a chamou de "Squidgy" e "Squidge" ou simplesmente "querida".
Após o divórcio mais comentado do Reino Unido acontecer, o The Sun publicou a gravação onde Diana expõe a família real e confirma o caos no casamento com Charles, acusado por um ex-funcionário de espalhar mentiras sobre a princesa Diana.
O "Squidgygate" não foi o único marco na história da família real que ficou de fora da série. "The Crown" não retratou a viagem que evidenciou uma crise entre Diana e Charles no Taj Mahal e uma pegadinha em que a rainha Elizabeth II ficou cerca de quinze minutos conversando com um radialista imaginando ser um político canadense.