A moda vem passando por um revival de décadas bem recentes, como os anos 90 e os 2000, trazendo de volta trends que dão aquela sensação de deja vu. A calça de cintura alta, o tênis com cara de pai e os vestidos em estilo camisola, por exemplo, estão aí para nos lembrar de modas que já vivemos. Com o decote tomara que caia acontece o mesmo. A tendência já foi vista recentemente na cronologia fashion, mas está de volta para provar que a moda é mesmo cíclica.
O decote, muito usado em looks mais festivos, ganha destaque também em produções casuais, e já apareceu no feed de fashionistas antenadas e bombshells comoKim Kardashian , Kylie Jenner , Bella Hadid eHailey Baldwin . É que o minimalismo sexy faz parte do estilo das musas da atualidade, criando looks que marcam as formas mas, ao mesmo tempo, se mostram limpos e discretos. E o tomara-que-caia combina perfeitamente com esse visual.
Já na Semana de Alta-Costura em Paris, que apresentou as coleções do inverno 2019, o decote tomara que caia apareceu em quase todos os desfiles. Em looks de festa que vão do ultrasexy ao romântico, o corte foi onipresente em diferentes modelagens. A Dior, por exemplo, apostou em um visual mais clássico e trouxe vestidos bem minimalistas para a passarela. Já a Valentino trouxe uma pegada maximalista para um desfile que explorou peças suntuosas em tons vibrantes. Já Jean Paul Gaultier abusou da sensualidade de uma forma mais femme fatale trazendo o decote para um visual mais dark.
Mas como nem só de festa vive o tomara que caia, os modelos mais limpos e sem detalhes estão, também, com tudo, como mostram as adeptas da sensualidade simples , como Kylie Jenner , por exemplo. As peças, que vão de biquínis a looks justinhos de malha, são democráticas e podem ser encontradas em modelos para todos os gostos e bolsos, além de combinarem com tudo: do look para o cinema à baladinha. Uma aposta fashion bem certeira!
(por Deborah Couto)