O pontapé inicial dessa onda flúor veio de Miuccia Prada. A designer italiana, vanguardista, propôs para inverno de 2018 uma espécie de industrial chic, cheio de looks utililitários e trazendo de volta aquela cartela de cores fluorescentes dos anos 80 e 90. A moda pegou e outras marcas têm feito visuais parecidos. Na última semana de moda masculina de Paris, a Dior inovou ao propor looks chiquérrimos de alfaiataria em tons de verde e amarelo flúor. Já a Vuitton usou a cor com uma pegada mais street wear e também arrasou.
Na semana de Alta-Costura, foi visto que os tons supervibrantes, inclusive neon, vêm dominando as tendências para vestidos de festa. A cor da estação foi, sem dúvida, o rosa-choque, tom que apareceu em diversas passarelas, como Giorgio Armani Privé, Valentino, Giambattista Valli e Schiaparelli, mas outras cores vibrantes, como o amarelo-limão também marcaram presença entre os looks de festa.
O fato é que as famosas estão adorando a tendência, apostando nas cores mais iluminadas inclusive para os tapetes vermelhos. Sarah Paulson, por exemplo, fez bonito a bordo de um look Prada todo franjado em amarelão para uma das premières do filme "Oceans 8". Já Blake Lively escolheu um look total em alfaiataria verde-limão da Versace para pré-estreia de seu novo filme. Kim Kardashian escolheu o tom de amarelo para ir a um casamento e depois apareceu com peruca na mesma cor. Porfim, Rita Ora foi mais além e misturou o tom amarelo flúor ao animal print para show do pontapé inicial do MTV VMAs, criando assim um look performático, perfeito para o palco de um prêmio de música.
Se você não tem essa energia performática e quer apenas montar um look fashionista, vale investir nessas cores em apenas uma peça da produção: saia, t-shirt, ou até um acessório, como o scarpin, já dão aquele toque divertido e fashion na produção sem fazê-la parecer um luminoso. Já se o objetivo é mesmo chamar a atenção ou fazer um visual mais para divertido do que para real, vale apostar em um look completo sem medo de ser feliz!
(por Deborah Couto)