O grande dia do MET Gala 2018 chegou! O evento acontece nesta segunda-feira (7) no The Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e promete um desfile de looks poderosos, ousados e muito glamourosos como em 2017. O evento, que todos os anos marca a abertura de uma nova exposição de moda, também busca arrecadar fundos para o Instituto de Costura do museu. Desta vez, o baile e a exposição vão celebrar a influência da Igreja Católica na moda por mais de 1700 anos com o tema "Corpos Celestes: Moda e Imaginação Católica". Enquanto famosos vão desfilar seus looks no tapete vermelho, a mostra contará com cerca de 40 vestes e acessórios da Igreja Católica que nunca deixaram o a Cidade do Vaticano. Rihanna, comentada pelo look excêntrico na última edição, Amal Clooney e Donatella Versace serão as anfitriãs da noite.
As 40 peças religiosas abrangem cerca de 15 papados e foram coletadas pelo curador em mais de 10 visitas ao país sede da Igreja Católica. Alguns itens datam do ano 500, como um mosaico que retrata uma mulher com joias segurando uma ferramenta de medição de pés. Também será exposto uma capa de seda branca bordada com fios de ouro do Papa Bento XV, que governou a Igreja há cerca de 100 anos, e um chapéu pontudo do Papa Leão XIII, que ocupou o posto há mais de 200 anos. "Alguns podem considerar a moda como um meio impróprio ou inconveniente para se envolver com ideias sobre o sagrado ou o divino, mas o vestuário é fundamental para qualquer discussão sobre religião. Ela afirma lealdades religiosas e, por extensão, afirma as diferenças religiosas", explicou o curador da exposição, Andrew Bolton, em uma coletiva de imprensa.
O tema de 2018 é considerado o mais polêmico em 70 anos do baile de gala. Todo o burburinho se criou pela ousadia do curador em expor as peças cedidas pela Igreja ao lado de vestidos de alta costura de Coco Chanel, John Galliano, Cristóbal Balenciaga e Versace, que é uma das patrocinadoras da exposição deste ano. "A exposição é sobre a influência das imagens católicas nos designers. Assim, de certa forma, é uma série de intervenções, forjando diálogos entre a moda e a exibição de artes religiosas dentro no contexto de um museu. Um exemplo é a última coleção de Gianni Versace, que foi inspirada nos micromosaicos da Catedral de Ravenna. Um dos destaques é conjunto para noite de John Galliano for House of Dior, uma espécie de invenção da imaginação de John de um papa", relata Andrew."
O MET Gala é tradicionalmente um evento de looks um tanto controversos para a maioria do público, mas muitas vezes coerentes à exposição que está sendo celebrada. Em 2017 o baile homenageou a estilista japonesa Rei Kawakubo com o tema "Comme des Garçons" e Katy Perry a celebrou usando um vestido vermelho com diversas camadas de véus. Em 2016, Demi Lovato e Taylor Swift usaram vestidos metalizados para o tema "Manus x Machina: Moda na Era da Tecnologia". Já em 2015 as longas caudas reinaram com o tema "China: Através do Espelho".
(Por Patrick Monteiro)