A cantora Shakira está sendo acusada de fraude fiscal na Espanha. A popstar, que está no centro de um triângulo amoroso envolvendo Tom Cruise e Lewis Hamilton, teria sonegado cerca de 14,5 milhões de euros (algo em torno de R$ 76 milhões na cotação atual) da Receita. Mas, a artista estaria justificando essa situação pelo fato de não estar morando de forma estável com o ex-marido Gerard Piqué no país em questão entre 2012 e 2014, conforme apurou o jornal "El País", que teve acesso à trechos do seu depoimento à Justiça espanhola.
Em um testemunho que durou cerca de uma hora e meia, a colombiana que é apaixonada por perfumes teria tentando convencer a juíza do caso de que só passou a ser uma residente fiscal na Espanha a partir de 2015, já que, antes disso, viveu um relacionamento conturbado com o pai dos seus filhos.
Shakira teria lamentado o "dano irreparável" à sua reputação com o caso durante o depoimento que deu em junho de 2019. Do outro lado, as autoridades fiscais acusam a popstar de não pagar impostos entre 2012 e 2014, período em que ela supostamente estava morando na região espanhola da Catalunha.
A defesa da ícone latina que parece ter dado um passo a mais no seu relacionamento com Hamilton argumenta que a mesma só se mudou, efetivamente, para lá em 2015. Sendo assim, teria cumprido todas as suas obrigações fiscais desde então. Ela conta que o início do seu relacionamento com Piqué foi muito instável, já que a moça tinha "pouco tempo livre" por conta da sua carreira e suas vidas estavam em momentos bem distintos.
Isso fez com que eles mal se vissem, gerando bastante insegurança na cantora que foi traída pelo antigo parceiro amoroso. Afinal, Piqué é dez anos mais jovem que ela e, na época, tinha fama de ser "playboy". Por isso, a cantora não tinha "garantia" de que a relação iria para frente e demorou até que ela pudesse ter confiança em um futuro com o jogador. Mas acabou se apaixonando por ele e decidindo ir para a Espanha ficar com o astro.
"Fiquei encantada com ele. Lembro de ter voado de Marrakech para a Croácia. Estávamos sobrevoando Barcelona e pedi ao piloto do avião se podia pousar brevemente só para dar um beijo no Gerard", relembrou no depoimento. "É a coisa mais romântica que fiz na minha vida. Não sei se a Receita Federal terá computado como um dia na Espanha", acrescentou.
O julgamento de Shakira será retomado em novembro deste ano e a acusação pede uma pena de oito anos de prisão e multa de 23,7 milhões de euros, caso seja constatado que ela realmente viveu na Espanha por pelo menos metade de cada ano desde 2011