Vai usar pedrarias na pele para compor sua fantasia de Carnaval? Então é melhor tomar algumas precauções antes de se jogar nos bloquinhos para depois não ficar com a marca das pedrinhas na testa. É que ao ficar exposta e ter contato excessivo com o sol, a pele pode bronzear e o local em que o acessório foi colocado pode ficar manchado no formato do adereço. E ninguém quer uma marca dessa durante o Carnaval ou em época nenhuma, certo?
A dermatologista Renata Roxo pede para que as foliãs tenham cautela ao escolher o horário dos blocos. "O ideal é escolher se jogar nas ruas para aproveitar a folia nos horários pela manhã cedinho ou ao final do dia. Já que entre 10h e 16h o sol está mais intenso. Pela manhã ainda dá para curtir e não ficar com a pele tão exposta nesses horários. É legal também levar algum chapéu ou outro adereço para compor a fantasia, que já é uma proteção a mais", avisa.
Apesar de todo o cuidado com a exposição solar, a marca deixada de 'presente' para as mulheres desprevenidas é ocasionada por conta da falta de protetor solar no rosto, ou no local em que as pedrinhas são coladas. Assim como os biquínis recortados que deixam o corpo com a tal marquinha indesejada porque a região não recebeu a aplicação do filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30. O mesmo vale também para aquelas máscaras que só cobrem a metade do rosto e deixa a região descoberta e exposta. Todo cuidado é pouco para não ficar com manchas.
O protetor solar não interfere em nada na aderência das pedrarias e é uso praticamente obrigatório para ter uma pele saudável no Verão. Já que o produto é dermatologicamente testado e é absorvido na pele, precisando ser reaplicado por conta da transpiração. O ideal é colar os adereços com cola para cílios. Em hipótese alguma deve-se usar substâncias que não foram desenvolvidas para a pele.
A mesma dica para as pedrarias e biquínis também vale para os pés, essa parte do corpo tão negligenciada por todos nós. É que ao não passar o protetor e reforçar sua aplicação, o pé acaba ganhando aquela marquinha das tiras ou da sandália usada.
Caso você tenha sido pega de surpresa e não tenha se atentado ao uso do protetor solar, a dica é usar produtos cremosos com propriedades calmantes. E se tiver ardendo muito a região? Como um help caso esteja ardendo muito, um chazinho de camomila gelado ou uma água termal sempre cai bem para aliviar a sensação desconfortável. No caso de bolhas, ardências e inflamação, aí não tem jeito, é necessário procurar um especialista para tomar as medidas necessárias.
As marcas do formato do adereço deixadas na pele não podem acabar com a sua animação nesse período. Mas já fica a lição, o primeiro passo: protetor solar. E o segundo? Maquiagem, boba! Uma boa base, que também tenha FPS, ou um filtro solar com cor são sempre muito bem-vindos nesses momentos de 'desespero' 'pré-montação'. O corretivo também é um ótimo aliado, principalmente os de correção com cor, como o verde, para neutralizar a região avermelhada. Aí depois é só você passar bastante hidratante bastante, proteger o couro cabeludo, usar um chapéu ou boné, fantasias com tecidos que não sejam muito apertados ou sintéticos para não irritar a pele e beber bastante líquido serão seus maiores truques para aproveitar essa maratona de diversão durante o Carnaval todinho.
(Por Bianca Lobianco)