O primeiro pensamento que vem à cabeça quando se trata do Verão é proteger a pele da exposição ao sol. Mas você pensa nos danos que os raios solares causam ao couro cabeludo? Em época de Carnaval, os cabelos sofrem mais ainda com os produtos usados para complementar as fantasias. E não só os cabelos, já que vale customizar até as sobrancelhas. Seja com tinta, spray tonalizante, fixador ou gel, as foliãs fazem uso de muitos recursos para deixar o cabelo estiloso. Confira algumas dicas para proteger o couro cabeludo e manter a saúde dos seus fios.
A Dra. Marcela Buchaim, especialista em couro cabeludo e fios do Estudio Tez, recomenda que o glitter seja misturado em uma solução aquosa com d-pantenol, um componente que hidrata o couro cabeludo e evita que essas partículas sejam absorvidas. Assim, o glitter não fica diretamente em contato com a raiz do fio e evita que ocorra entupimento do folículo capilar. Além de ficar mais fácil de ser retirado no pós-folia.
O gel de cabelo não é tão agressivo aos fios, além de deixar o look fresh. A especialista indica apenas que a foliã escolha pelo produto que não tenha álcool em sua composição. No entanto, o uso em excesso pode deixar o cabelo sempre úmido, correndo riscos de ocasionar uma infecção por fungos e gerar até uma seborreia ou caspa.
Já os sprays coloridos devem ser usados com cautela e removidos completamente do couro cabeludo. Esses produtos têm pigmentos que contêm metais indesejados em sua composição e podem provocar uma alergia de contato. A dica é usar um spray de xampu seco primeiro para criar um microfilme nos fios e, em seguida, aplicar o spray tonalizante.
O xampu seco deve ser utilizado somente em casos esporádicos para tirar o aspecto de oleosidade do cabelo. O período ideal é no máximo 1 dia. Seu uso constante acumula resíduos no couro cabeludo e obstrui o folículo capilar, provocando uma queda significativa dos fios.
O uso de tintas que não são apropriadas para o cabelo, como tinta guache, ou acrílica, pode ocasionar queimaduras ou lesões no couro cabeludo por conta da reação química potencializada pela exposição solar. É muito importante que a foliã use apenas tintas e produtos testados dermatologicamente.
Há várias tintas coloridas para o cabelo disponíveis no mercado que são confiáveis e não agridem tanto a saúde dos fios. Algumas são temporárias e funcionam como maquiagem capilar, durando até a próxima lavagem. Há também sprays que deixam o cabelo com outras nuances que também vai saindo de acordo com a lavagem dos fios.
Além dos truques já citados de styling, é importante lembrar que até os fios quando estão presos precisam de atenção. A dermatologista Renata Roxo, recomenda que não puxe muito os cabelos, já que o trauma constante pode causar uma alopécia, muitas vezes irreversível. "Até quando usar o elástico, deve-se ter muito cuidado para não emaranhar os cabelos e depois ficar difícil de retirar. Em casos como esse, às vezes é preciso até cortar os fios", comenta ela. A médica também avisa que usar protetor térmico antes de fazer chapinha ou usar secador é fundamental para não ressecar mais ainda as madeixas. Um leave in também é muito importante para diminuir os danos causados durante a exposição solar.
O uso de água termal ou água de coco para borrifar nos fios é sempre uma boa pedida para manter o cabelo hidratado durante o bloco. É indicado também o uso de um protetor capilar com FPS, além de fazer uso de chapéus, bandanas e bonés que sejam arejados. "Em seguida, um tratamento de hidratação intensiva é muito importante depois dos dias de Carnaval. O corte bordado também é um grande aliado para quem detonou o cabelo e quer que ele tenha uma aparência saudável novamente", finaliza Renata Roxo.
(Por Bianca Lobianco)