Longe da TV desde 2011, quando atuou na série "A Mulher Invisível", ao lado de Luana Piovani, Selton Mello vai voltar a desempenhar a função de ator na telinha. O artista - que passou um bom tempo trabalhando como diretor e protagonizou o filme "Trash", com Wagner Moura - estará de volta em breve na minissérie "Ligações Perigosas". Na pele do bon vivant Augusto de Valmont, que exigia um físico mais esguio, Selton emagreceu 15 quilos de dois anos pra cá, mas garante que a mudança não foi para o personagem.
"Não tenho mais interesse em engordar ou emagrecer para personagem nenhum. Minha vida vem em primeiro lugar. E não tenho mais vontade de fazer qualquer coisa (por um papel). Dá um trabalho desgraçado, entende? É o teu corpo. Pode ser que eu vá me contradizer mais adiante. Mas aprendi a cuidar de mim e me botar em primeiro lugar. Depois estão os personagens e o trabalho. Essa é uma parte da sua vida, não é tudo", justificou em entrevista ao jornal "O Globo".
Segundo Selton, o início de sua transformação aconteceu em 2009, quando superou uma depressão e conseguiu parar de tomar remédios para a doença. Para chegar ao peso atual, o ator levou dois anos, já que, afirma, não fez "nada além de ter aprendido a comer com ajuda de uma nutricionista".
'Vim fazer essa minissérie justamente porque não sabia como fazer'
Selton afirma que só topou atuar pela falta de certeza que teve no trabalho. E explicou: "Eu não venho para cá pensando: "Estou fazendo mais um trabalho". Quando acabei "Sessão de terapia" (série na qual atuou como diretor), estava doido para atuar. Aceitei fazer a minissérie porque quis muito. Estou sempre atrás do prazer. O principal é você não virar um burocrata". "Tenho dúvidas o tempo inteiro. A pessoa que acha que sabe tudo perde o brilho no olho. Vim para cá fazer essa minissérie justamente porque não sabia como fazer", completou.
Interpretar um personagem clássico, vivido por John Malkovich no cinema, gerou insegurança em Selton, exatamente pela comparação. Mas o artista afirma que relaxou quando conversou sobre o novo trabalho com pessoas mais jovens. "Disse que estaria em 'Ligações perigosas', e todos fizeram uma cara de 'o que é isso?'. Pensei: 'Opa, gostei!'. Sinal de que 95% do público vão assistir à minissérie como uma grande novidade", assumiu.
E contou que, para ele, esta é uma oportunidade de passar para uma nova etapa em sua carreira de ator: "Com esse personagem, eu inauguro uma coisa interessante de identificar. Não sou mais menino, tenho 42 anos. Mas acho que até então não tinham me dado um personagem tão maduro. Aqui inauguro uma maturidade cênica, sabe? Agora sou um homem, não mais um garotão".
Artista afirmou que 'Trash' foi um renascimento
"Trash - A Esperança Vem do Lixo" foi um sucesso, muito premiado em festivais pelo mundo. "Esse trabalho foi um renascimento", disse Selton, no lançamento do longa-metragem. O filme conta a história de três garotos pobres que encontram uma carteira no lixão onde trabalham e resulta em uma reviravolta na vida dos meninos.
(Por Carmen Moreira)