Um dos eventos mais aclamados da Paraíba desde a década de 1980, o São João de Campina Grande está de volta em 2022 depois de duas edições inteiramente online por conta da pandemia. Neste ano, a festa acontece do dia 10 de junho até 10 de julho, com 24 dias repletos de grandes shows.
+ São João Purepeople: Claudia Leitte revela detalhes sobre show em Caruaru, Xand Avião celebra retomada, Solange Almeida detalha rotina intensa e informações sobre o São João de Caruaru!
Para marcar a primeira edição do evento após a pandemia da Covid-19, o São João de Campina Grande vai homenagear um ícone do forró que faleceu em janeiro de 2021 vítima da doença: Genival Lacerda. O cantor já havia sido celebrado na última edição online, mas, agora, os tributos acontecerão no palco principal.
Os grandes espetáculos acontecem no Parque do Povo, mas as programações do São João de Campina Grande estão espalhadas por toda a cidade. Neste ano, o público pode conferir shows e atividades culturais regionais nos distritos de Galante e São José da Mata. Há, também, eventos privados, como o Arraiá de Cumpade e Vila Sítio São João, que ajudam a atrair ainda mais turistas. A seguir, confira os principais destaques do evento e conheça mais sobre a história!
Já na noite de estreia (10/06), o Parque do Povo receberá um line-up com diferentes gerações do forró. A abertura do evento ficará a cargo de Flávio José e, em seguida, o "comandante" Xand Avião comanda a festa. Para encerrar a noite, João Lacerda, filho de Genival, o grande homenageado da edição sobe o palco. Nonato Neto completa a grade do primeiro dia.
Das tradicionais bandas aos artistas revelados por estas que hoje estão em carreira solo, a grade do São João de Caruaru recebe grandes ícones do forró eletrônico. Cavaleiros do Forró, Limão Com Mel, Eliane, Calcinha Preta, Banda Magníficos, Taty Girl, Solange Almeida e Walkyria Santos são alguns dos nomes que abrilhantam o evento; boa parte deles toca em julho (confira a programação completa abaixo).
Já da nova geração do forró e do piseiro, Luan Estilizado, Mano Walter, Avine Vinny, Matheus Fernandes, Nattan, Mari Fernandez e Zé Vaqueiro são alguns dos nomes muito aguardados pelo público. Alguns destes, vale destacar, enfrentarão uma maratona intensa de São João para grandes públicos pela primeira vez porque começaram a fazer sucesso durante a pandemia.
Para manter a tradição, Elba Ramalho se apresentará, mais um ano, no dia 23 de junho, véspera do São João. Desde os anos 1980, ela comparece ao São João de Campina Grande na mesma data. "Subi nesse mesmo palco com meu barrigão de grávida e, dois dias depois, Luã [filho da cantora com Maurício Mattar] nasceu. Por isso, sempre venho nesse dia", disse a artista, em entrevista à revista Isto é Gente, em 2000.
A noite de São João, 24 de junho, será marcada pela estreia de Juliette no evento. A artista nasceu em Campina Grande. Já para o encerramento da festa, em 10 de julho, a cidade receberá um show de Wesley Safadão, recordista de público na última edição, em 2019.
O cantor Jonas Esticado já pode comemorar antecipadamente o sucesso do período: são 43 shows já confirmados, com chance de adicionar ainda mais espetáculos à agenda. Atração do São João de Campina Grande e, também, em Caruaru, o forrozeiro conversou com o Purepeople sobre a expectativa de retorno das festas.
"Eu diria que é uma mistura de sentimentos: felicidade, gratidão e outros que não consigo explicar. Se a gente parar para pensar, estávamos dois anos em casa, sem shows, sem o calor do público, sem aquela adrenalina dos palcos. Voltar para a estrada e fazer o que eu mais amo não tem explicação", conta Jonas.
O cantor destaca o primeiro ano nos principais eventos de São João do Nordeste como a lembrança mais emocionante neste período. "Eu sempre via tudo pela TV, então, a primeira vez que cantei, subi ao palco, há uns quatro anos, para mim, foi emocionante, e continua sendo, pois desde quando realizei esse sonho, todos os anos volto aos palcos e a sensação é sempre como se fosse a da primeira vez. Graças a Deus e ao público, estou dentro desses maiores eventos todos os anos e tenho a oportunidade de levar essa mesma energia e o forró para outras celebrações pelo Brasil", comemorou.
Com 20 anos de estrada, a Cavaleiros do Forró é uma das bandas de forró eletrônico mais aguardadas do São João de Campina Grande. O grupo sobe ao palco no dia 15 de junho. Em depoimento exclusivo para o Purepeople, a vocalista Kally Fonseca dividiu detalhes sobre a rotina de preparação para enfrentar a maratona de shows do período junino.
"Já estou me preparando, tomando bastante água, tendo uma alimentação balanceada, saudável. Sempre que eu chego de viagem, pelo menos, uma ou duas vezes na semana, eu faço meu cardio, faço meu treino. Tomo bastante vitamina C, vou cuidando bem da minha imunidade porque tenho que ficar na pressão pra esse São João", revelou.
Kally entrou na Cavaleiros no final de 2019 e ainda não teve a oportunidade de viver a frente da banda a loucura do São João, mas ela se mostra muito animada com a maratona depois de 2 anos de hiato. "Confesso que eu estava bem desacostumada com essa correria, com essa rotina, que eu amo, eu acho gostoso", disse.
10/06 (sexta-feira):
Flávio José
Xand Avião
Nonato Neto
João Lacerda
11/06 (sábado):
Luan Estilizado
Zezo
Banda Palov
Mano Walter
12/06 (domingo):
Léo Santana
Pedrinho Pegação
Geovane Júnior
Alexandre Tan
14/06 (terça-feira):
Programação gospel
15/06 (quarta-feira):
Cavaleiros do Forró
Katia Cilene
Bob Leo Mercadoria
Forró do Nosso Jeito
17/06 (sexta-feira):
Avine Vinny
Nathan Vinicius
Rapha Melo
Aduílio Mendes
18/06 (sábado):
Felipe Araújo
Diego Santana
Tom Oliveira
Fabrício Rodrigues
19/06 (domingo):
Gusttavo Lima
Pedro Cavalcanti
Raphael Moura
Filipe Rossi
21 de junho (terça-feira):
Padre Nilson
Elson Júnior
22/06 (quarta-feira):
Alok
Matheus Fernandes
Filipe Santos
Ramon Schnayder
23/06 (quinta-feira):
Elba Ramalho
Nattan
Diego Faria
Tony Dumond
24/06 (sexta-feira):
Roberta Miranda
Juliette
Mari Fernandez
Os Gonzagas
Assisão
25/06 (sábado):
Israel e Rodolfo
Biliu de Campina Grande
Vitoria Freitas
Felipe Alcantara
26/06 (domingo):
Bruno e Benner
Luka Bass
Gil Mendes
Jeito Nordestino
28/06 (terça-feira):
Limão com Mel
Lipe Lucena
Forrozão das Antigas
Forró D2
29/06 (quarta-feira):
Gustavo Mioto
Eliane
Brucelose
Gegê Bismarck
01/07 (sexta-feira):
Calcinha Preta
Stella Alves
Os 3 de Nordeste
Banda Cascavel
02/07 (sábado):
Zé Vaqueiro
Donas da Farra
Banda Magníficos
Cavalo de Pau
03/07 (domingo):
Walkyria Santos
Waldonys
Niedson Lua
Henry Freitas
04/07 (segunda-feira):
Matheus Alves
Forrozão Karkará
Lord Vinne
Japãozinho
05/07 (terça-feira):
Solange Almeida
Samya Maia
Michel Barka
Márcia Fellipe
08/07 (sexta-feira):
Dorgival Dantas
Taty Girl
Victor Santos
Felipe Warley
09/07 (sábado):
Jonas Esticado
Santanna
Felipe Lemos
Banda Mexe Ville
10/07 (domingo):
Wesley Safadão
Bizay
Capilé
Gleydison Gavião
1) O início do São João de Campina Grande
O São João de Campina Grande vai 'quarentar' no ano que vem! O evento começou em junho de 1983, no mesmo local onde, hoje, é o Parque do Povo. Uma palhoça, uma espécie de cabana, e um piso de cimento foram montados de improviso em um terreno baldio para que as pessoas dançassem em forró. O festejo teve rápida ascensão e no final da mesma década, já era considerado um dos grandes eventos turísticos do Brasil.
No entanto, muito tempo antes, a população campinense já tinha gosto por celebrar o São João. Segundo a diretora do Memorial do Maior São João do Mundo, a professora Cléa Cordeiro, a tradição já se mantinha anos antes com quadrilhas em festas de bairros e em clubes.
2) Ônibus e Trem do forró
Estas são duas opções muito celebradas por turistas que visitam Campina Grande. Estreante em 2016, o Ônibus do Forró leva os visitantes aos principais pontos turísticos da cidade. Além da vista panorâmica, a viagem oferece, claro, muita música com o forró pé-de-serra. Locais como o Museu dos Três Pandeiros e o Monumento Jackson do Pandeiro estão no itinerário.
O Trem do Forró costuma fazer viagens para levar pessoas do centro de Campina Grande até o distrito de Galante. Em cada vagão, o público pode conferir apresentações de diferentes trios do forró. Para garantir bastante espaço para dançar, o veículo não conta com bancos. Em 2022, ainda não houve confirmação sobre o projeto.
3) Casamento coletivo
Outra grande tradição do São João de Campina Grande é o casamento coletivo. Em 2022, 100 casas devem concretizar os matrimônios no Parque do Povo; o numero, que, a princípio, seria 80, foi ampliado. Ainda assim, a quantidade está bem abaixo dos 164 de 2019. Neste ano, a cerimônia acontecerá no dia 12 de junho, em pleno Dia dos Namorados.
Os pombinhos deste ano já participaram das ações pré-casamento, que incluem uma reunião com a juíza responsável por celebrar a união civil. Em 32 edições, mais de mil casais já participaram do casamento coletivo.
4) Recorde de turistas na última edição
Deixou saudades mesmo! A última edição do São João de Campina Grande aconteceu em 2019 e estabeleceu marcos históricos. Segundo o portal Viva Campina Grande, o evento bateu recorde de público e recebeu mais de 1,8 milhão de turistas, o que levou a um aquecimento de 30% para estabelecimentos da região.
Segundo a empresa organizadora do evento, os grandes destaques daquela edição foram Wesley Safadão e Xand Avião. Na data em que o ex-"Aviões do Forró" se apresentou, foi o dia em que mais pessoas passaram pelo festejo, com registro de mais de 117 mil visitantes. Já o ex-"Garota Safada" angariou o recorde de dia com mais pessoas dentro do Parque do Povo simultaneamente, com mais de 80 mil pessoas.
5) O Maior São João do Mundo?
O título de "Maior São João do Mundo" ainda rende muita disputa entre Campina Grande e Caruaru. No entanto, o evento paraibano já se apropriava dessa marca há muitos anos, bem antes de a "rivalidade" se intensificar.
Ainda de acordo com a professora Cléa Cordeiro, o título de "Maior São João do Mundo" já foi colocado pelos organizadores da primeira edição. "Claro, não era o maior São João do mundo, mas para o espírito do Campinense, era. Então ele já começa grande, apesar de ser pequeno", disse ela, em entrevista ao Portal T5.