Um dos principais representantes do forró eletrônico, Xand Avião se prepara para encarar uma verdadeira maratona a partir de junho, o mês dos festejos juninos. Depois de dois anos de ausência por conta da pandemia da Covid-19, doença que ele contraiu, em março de 2020, o cantor celebra, com animação, o retorno aos palcos.
+ São João PurePeople: confira os destaques em Caruaru e em Campina Grande!
"A expectativa está gigante. Esses últimos dois anos foram muito duros, muito sofrimento, perdemos muita coisa. Agora, é hora de comemorar e recuperar o tempo perdido", disse Xand, em conversa com o Purepeople.
Requisitado pelas principais festas de São João, Xand sempre lidou com uma agenda corrida no período junino. O forrozeiro chegou a fazer 48 shows no mês nos tempos de Aviões do Forró. Ao longo dos anos, o ritmo diminuiu para 30 apresentações para proporcionar uma rotina mais saudável para ele e os músicos. Mesmo assim, ele mantém cuidados para enfrentar a rotina intensa.
"Rapaz, a gente vive numa correria frequente. São vários shows durante a semana, então, tem que se cuidar sempre. Tento me cuidar o máximo possível, comer bem e, nos períodos que tenho livre, descansar bastante para o corpo aguentar a maratona", conta Xand.
O maior empecilho, no entanto, é a saudade da esposa, Isabele Temoteo, e dos filhos, Adryan, Águida, Enzo e Isabella. "Olha, essa é a parte mais difícil. Mas qualquer dia livre que temos é correr pra casa, descansar e ficar com a família. Quando não dá, o jeito é usar a tecnologia, que hoje ajuda bastante a diminuir essa distância", celebrou.
Xand é um dos idealizadores e uma das grandes atrações do "Viiixe", um festival de forró e piseiro que tem passado pelas principais capitais do Brasil e chega em São Paulo neste sábado (21), na Arena Anhembi. Nomes como João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes e Nattan completam a festa. "O line-up é incrível mesmo, muito orgulho em estar ao lado dessa rapaziada que vem fazendo um trabalho muito bom", comemora Xand.
Além dos shows completos, o evento promete uma imersão na cultura nordestina. "O Viiixe é um festival que pretende trazer uma experiência diferente para o público. Primeiro, por ser o primeiro festival de forró e piseiro do país, juntando alguns dos maiores nomes do estilo num evento só. Além disso, o ambiente tem espaços pensados com elementos temáticos, onde o público pode registrar esse momento único", conta Xand.
Conhecidos por fazerem muitas parcerias entre si, o público que acompanha o "Viiixe" pode sempre esperar participações inesperadas entre os cantores do festival. "É divertido, porque, às vezes, acontece de um 'invadir' o palco do outro, mas nada já pré-estabelecido. As coisas vão acontecendo, o que é mais legal e fica a surpresa para o público", disse.
Neste ano, Xand atinge a marca de duas décadas como um dos principais ícones do gênero neste milênio. Em agosto, o Aviões do Forró, banda que o consagrou nacionalmente, completa 20 anos de uma história eternizada com grandes hits e um impacto gigantesco na forma de se fazer forró eletrônico. Para comemorar este aniversário, ele promete festas e lançamentos em celebração à carreira.
"A história do Aviões do Forró e a minha estão interligadas para sempre, não há como dissociar um do outro. Então, é uma celebração da minha carreira também e, com certeza, tem muita coisa vindo por aí. Lançamentos, o Aviões Fantasy, o Viiixe rodando o país inteiro, podem esperar que não faltarão boas notícias este ano", relata Xand.
No entanto, os fãs não precisarão esperar até setembro, mês em que, tradicionalmente, acontece o Aviões Fantasy, para conferir os próximos lançamentos de Xand: ele promete novidades ainda para o São João. "Ainda não posso adiantar muitos detalhes, mas terei um lançamento especial para o período", finalizou.