![](https://static1.purepeople.com.br/articles/3/33/07/53/@/3743958-sandy-abre-o-jogo-sobre-novo-programa-de-580x326-1.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Sandy topou um novo desafio ousado na carreira: ser a estrela de um programa de culinária. Em "Sandy + Chef", que estreia na próxima quinta-feira (11) na plataforma de streaming HBO Max, a cantora prepara refeições diferentes com o auxílio de chefes famosos da gastronomia brasileira. "Cozinhei alguns pratos que jamais imaginei fazer. E isso só foi possível com a ajuda dos renomados chefs. Muito obrigada pela paciência com a novata da culinária!", escreveu.
A pouca experiência com a cozinha é, exatamente, o diferencial que fez Sandy ser convidada para comandar a atração. A falta de contato se intensificou com a maternidade. "Quando eu não tinha filho, eu ia um pouco mais pra cozinha e eu fazia mais doce, como bolos e sobremesas. Não era muito frequente, mas eu fazia. Hoje, quando eu vou pra cozinha, é pra improvisar algo rápido para a janta", afirmou a intérprete.
![Sandy estreia programa de culinária](https://static1.purepeople.com.br/articles/3/33/07/53/@/3742821-sandy-estreia-programa-de-culinaria-580x0-1.jpg)
A irmã de Junior revelou ter se queimado e se cortado de forma leve durante as gravações. "Eu amo cozinhar, mas eu tenho pouca prática. São raras as vezes em que eu fui pra cozinha e quando eu vou, é com muito prazer, mas eu sou um pouco estabanada. Eu não sei cortar direito as coisas, não sei quase nada. Na série, vocês vão ver que eu fui muito pateta em alguns momentos. Mas aprendi bastante e quero aprender mais", constatou Sandy.
A reportagem do Purepeople participou da coletiva de imprensa de "Sandy + Chef", onde a cantora e, agora, cozinheira dividiu mais detalhes e curiosidades sobre a produção do programa e a relação com a cozinha. "Adoro cozinhar, adoro desafio e adoro comer", decretou a famosa. Confira!
Sandy afirma que sempre foi fã de programas e reality shows de culinária, mas nunca imaginou que participaria de uma atração do estilo. Apesar de não cozinhar com frequência, ela frisa que tem intuição e, sempre que se arrisca no fogão, diz ser muito elogiada. A artista assegura que não sofreu pela complexidade dos pratos, mas enfrentou alguns desafios durante as gravações, muitos deles, causados pela falta de aptidão com alguns processos da cozinha, como cortes de peixe.
![Sandy passou por perrengues em gravação de programa de culinária](https://static1.purepeople.com.br/articles/3/33/07/53/@/3742824-sandy-passou-por-perrengues-em-gravacao-580x0-1.png)
Em um dos episódios, a estrela fez um sashimi com o chef Tsuyoshi Murakami, especialista em comida japonesa. "Foi difícil enrolar e fazer aquela florzinha da apresentação, muito linda. Filetar o peixe foi bem desafiador porque nunca cheguei nem perto de uma coisa dessas", confessou.
Outra adversidade enfrentada por Sandy foi a intolerância ao alho, ingrediente muito utilizado para tempero nos pratos brasileiros. Ela relatou que a substituição da planta foi um obstáculo para os chefes. "Eu sou testemunha de que é possível comer comida sem alho e até sem cebola, que também não faz muito bem pra mim. Foi um desafio pros chefes, mas foi legal pra ver alternativas. Tem muitas opções de temperos pra usar e deixar uma comida maravilhosa", aconselhou a aspirante a cozinheira, que recomendou folhas e ervas como condimentos substitutos.
No entanto, o principal empecilho foi a distância. Como parte do protocolo de segurança contra a Covid-19, ela e os cozinheiros gravaram em locais separados. "Quando a pessoa tá ensinando ao seu lado, você tá olhando muito de perto, você pode ver do ângulo que quiser e a pessoa pode pegar na sua mão e te mostrar melhor. Pela câmera, às vezes, não dá pra entender o que a pessoa tá fazendo e ainda tem o delay. Eu saía super cansada de tensão", disse Sandy.
Sobre a apresentadora original do formato, Selena Gomez, Sandy garante que não se inspirou diretamente, mas enxergou similaridades entre as duas após assistir à versão americana. "Ela tem um outro ritmo, que pessoa calma! Eu sou muito acelerada e falo muito e ela tá plena. Mas ali no fazer, eu acho que foi mais ou menos compatível. Ela também tinha pouquíssima experiência e conseguia ótimos resultados quando ensinada", elogiou a brasileira.
![Paola Carosella participa de 'Sandy + Chef'](https://static1.purepeople.com.br/articles/3/33/07/53/@/3742827-paola-carosella-participa-de-sandy-ch-580x0-1.jpg)
Uma das chefes de cozinha mais requisitadas do Brasil, Paola Carosella foi escolhida pela própria Sandy, que se mostrou muito fã da profissional. "Eu tava com uma expectativa grande pela Paola porque eu sei que ela tem um jeito muito forte e ela é muito exigente, apesar de simpática e querida. Eu tava um pouco nervosa de ser guiada por ela, mas ela foi maravilhosa", detalhou.
Juntas, elas prepararam uma massa. Nas gravações, as duas enfrentaram um perrengue devido a problemas na conexão de internet. "A massa começou a secar e eu fiquei bem tensa porque se perdêssemos aquela massa, ia ter que refazer do zero. Demos um jeito de remendar e salvar aquela massa", conta Sandy.
Apesar dos problemas técnicos, a sobremesa ensinada por Paola, um crumble de manga, foi a única que Sandy conseguiu replicar com facilidade após as gravações.
Em todos os episódios, Sandy recebe membros da família para auxiliar nos preparativos e experimentar os pratos. Entre os convidados, estão o marido Lucas Lima, o irmão Júnior Lima e a cunhada Monica Benini e os pais Xororó e Noely.
Segundo Sandy, contar com familiares nas gravações tornou o processo mais fácil. "Eles acabam deixando mais prático. Se eu tô concentrada no que o chefe tá falando, alguém vai limpando a bancada ou a faca. Eles foram me ajudando na logística e na administração da cozinha. Fora que fica mais divertido e mais gostoso", disse a beldade.
![Sandy e Júnior se reúnem em programa de culinária da cantora](https://static1.purepeople.com.br/articles/3/33/07/53/@/3742830-sandy-e-junior-se-reunem-em-programa-de-580x0-1.png)
Com a experiência, Sandy pôde ressignificar a relação com alguns alimentos que não gostava de ingerir. "Eu tive que passar uma lista do que eu não como. Mesmo assim, acabei experimentando algumas coisas porque quando é preparado por um chefe experiente, ele sabe harmonizar de um jeito tão maravilhoso que até o que a gente não gosta, a gente pode comer e gostar. Me permiti experimentar", admitiu.
Dentre as mudanças de paladar mais marcantes, Sandy destaca um peixe de água doce preparado junto com o chefe Thiago Castanho, especialista em culinária amazônica. "Eu não gosto de peixe de água doce normalmente, mas ele fez de um jeito que eu comi babando. Grande parte da minha família também não gosta e eles amaram", garantiu.
Questionada sobre as comparações entre música e culinária, Sandy resumiu: tudo é arte. "Eu amo me expressar através da música e eu identifico muito isso na culinária. São tantos processos, é uma mágica que acontece, não é qualquer pessoa que faz dar certo. Tem que ter um estudo, um foco, uma atenção. A culinária também vem de um lugar de inspiração. Eu considero uma baita de uma arte e que traz um conforto físico lindo", finalizou.