Não faz muito tempo que a Volkswagen surpreendeu a todos ao lançar uma campanha publicitária com um comercial mostrando Maria Rita cantando com Elis Regina. A cantora que morreu nos anos 80 foi recriada com a tecnologia 'deep fake'.
Inicialmente tiveram pessoas que acharam que a Volkswagen deveriam pagar por ter feito o comercial apesar da maioria massiva ter amado o dueto entre mãe e filha. No entanto, na última terça-feira, 22, foi arquivado o processo ético aberto contra a fabricante de carros por ter feito um comercial com uma pessoa já morta.
O Conar [Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária] chegou a conclusão que a recriação da imagem da mãe de Maria Rita foi feita de forma respeitosa e dentro da ética, aliás, os filhos autorizaram o uso da ferramenta artificial. Inclusive, se você acha que a Volkswagen terá que pagar por usar a imagem de Elis Regina, a verdade é que não.
Elis Regina morreu quando tinha apenas 36 anos e seu falecimento foi sentido muito em todo o Brasil por onde ela tinha fãs. Mas, a verdade é que quem fazia parte da família sentiu mais. É o caso de Maria Rita que perdeu a mãe com 4 anos.
Em uma entrevista para o Viva da TV Cultura a cantora revelou que só descobriu a causa da morte de Elis Regina quando mais velha.
"A história era que ela tinha um problema no coração. Quando li o que era foi complicado. Eu me senti enganada a vida toda. Fiquei com raiva na hora. Raiva de tudo. Da mentira, dela, da noção que ela usava droga.", declarou.