"Malhação" sempre foi considerada uma escola para jovens atores e já revelou grandes nomes da TV brasileira, como Cauã Reymond e Marjorie Estiano. Entre os protagonistas das temporadas, está Gabriel Wainer. Em 2006, era o vilão e tentava separar o casal formando por Luiza Valdetaro e Bernardo Melo Barreto. Ele está longe da TV há cinco anos e agora, formando em Filosofia, é sócio de um aplicativo educativo.
Em "Malhação", Gabriel deu vida a Edu, que sempre fez de tudo para infernizar a vida de Cauã (Bernardo Melo Barreto), skatista namorado de Manu (Luiza Valdetaro) que sempre fez tudo para descobrir quem era seu pai. Durante a trama, o vilão fica sabendo que o rival é seu irmão. Ele descobre que tem leucemia, raspa os cabelos e vê em Cauã a única pessoa com medula compatível.
Após a novelinha teen – que completou cinco mil capítulos neste mês -, Gabriel Wainer atuou ainda em "Desejo Proibido" (2007) e "Ciranda de Pedra" (2008), sendo "Passione" (2010) seu último trabalho na televisão. Foi neste ano que ele deixou de lado a carreira de ator e ingressou na faculdade.
Gabriel Wainer investe na área da educação
No ano que atuou em "Passione", Gabriel começou a faculdade de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 2011, ele passou a ser analista de roteiros de longa-metragem na produtora Downtown Filmes, onde ficou até dezembro do ano passado. Em paralelo, o rapaz continuou investido na área da educação e conseguiu uma bolsa da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para atuar na universidade carioca.
O trabalho como educador ficou ainda mais sério em novembro do ano passado, quando se tornou sócio do aplicativo Dunno, que visa criar uma rede de educadores mundial com novas pedagogias e políticas educacionais locais. Gabriel ainda atua como voluntário no projeto Escola de Ibi, que leva aulas de educação ambiental, reforço escolar, alfabetização, filosofia, educação política e arte para diversas pessoas.
Diferentemente de Gabriel, Luiza Valdetaro segue na TV
Não foi somente Gabriel Wainer que sumiu. Seu rival na trama, Bernardo Melo Barreto, também anda afastado da televisão. O ator esteve em "Paraísos Artificiais" (2012) ao lado de Nathalia Dill, que agora interpreta Laura em "Alto Astral".
Do trio de protagonistas, Luiza Valdetaro é a única que segue nas novelas. Ela interpretou Hilda no elenco de "Joia Rara" (2014) e está cotada para a próxima trama das onze, "Verdades Secretas". O folhetim de Walcyr Carrasco vai contar com a estreia de Yasmin Brunet como atriz.