Vera Fischer tem uma longa trajetória na televisão. A atriz estreou na Globo em 1977, aos 26 anos, na novela "Espelho Mágico" e, desde então, atuou em dezenas de trabalhos na emissora. Hoje, aos 62 anos, após um período em Nova York, ela estreia como roteirista e produtora de teatro com a peça "Como ser feliz depois dos sessenta".
"Eu escrevi, produzi e vou atuar. É uma coisa corajosa. Não é sobre mim, mas tem coisas minhas, sim", afirma Vera Fischer, que conta que a vida na área de produção não é fácil. "Olha eu estou suando. Correr atrás de dinheiro, muita reunião... Não é fácil", diz. A peça conta com os atores Werner Schunemann, Carol Futuro e Mário Borges no elenco e tem estreia prevista para março de 2015.
Vera Fischer faz mistério em relação ao teor da obra, mas conta que abordará como tema o amor mais maduro. "É para as pessoas que estão vivendo um amor depois dos 60...". Ao ser perguntada se ela está apaixonada, ela respondeu: "Eu não estou vivendo um amor. Estou escrevendo uma história de amor, eu posso. Mas não tem ninguém pra mim. Tem alguém? Aqui não tem". A peça será mais do que uma estreia. De acordo com a atriz, o texto vem como um aviso. "Nessa peça as pessoas vão me olhar com o respeito que eu mereço", afirma.
Vera Fischer se diz cansada da TV
Enquanto muitos artistas esperam um próximo trabalho na televisão, a atriz não quer voltar às novelas. Ela se diz cansada da teledramaturgia e que deseja continuar enveredando por outros caminhos.
"Eu entrei na TV com 26 anos de idade na Globo. São quase 40 anos. Eu estou cheia, né? Eu não sei, nada é impossível. Estou nessas pinturas, escrevendo livro e eu posso continuar fazendo isso e outras coisas mais", avalia a artista, que esteve cotada para atuar em "Dupla Identidade", de Glória Perez.
Atriz nega trauma com papel em 'Salve Jorge'
O último trabalho de Vera na TV foi como a personagem Irina, na novela "Salve Jorge", na mesma autora da série com Bruno Gagliasso. Na época da trama, a atriz gerou polêmica ao afirmar que encarava o papel apenas como mais um em sua carreira. "Faço a personagem bem direitinho, às vezes ela é simpática, outras é meio dúbia. Mas não acrescenta nada na minha carreira. Não é uma grande personagem, mas acho que, de tudo o que a gente faz, tira alguma coisa", disse ela na época à revista "Quem".
Vera Fischer nega que a novela de Glória Perez seja responsável por sua falta de vontade de voltar à TV. "Não fiquei traumatizada com o papel, não. Só estou cansada de tudo isso", afirma a artista.
Durante a trama, ela chegou a fazer críticas a falta de emoção de Irina na trama. "Ele não tem cenas fortes, não dá para decolar. Quando vi o caminho em que as coisas estavam indo, pensei: 'Bom, deixa, é mais uma novela, acaba, o público esquece, e tal'. Se fosse em outra época, eu daria um chilique. Só espero que o próximo personagem que me apresentem seja um com alguma dignidade, porque estou cansada de fazer papelzinho que não é para mim e sim para uma pessoa que está começando na carreira", desabafou.