Na trama marcada pela exaltação do poder feminino,Ricardo Tozzi agitará a novela "Orgulho e Paixão" como o vilão Xavier que não economizará nas maldades para conseguir o que deseja. Em entrevista ao Purepeople, o ator explica o perfil do seu personagem: "Xavier é muito inescrupuloso. Ele é ambicioso, não quer perder o status de grande cafeicultor. A Rainha da Café, Gabriela Duarte, compra uma grande quantidade de café e ele começa a queimar tudo, ele não tem nenhum escrúpulo. Eles serão superinimigos. Ela vai sair comprando tudo e ele não vai gostar. Além disso, ele promove corridas clandestinas de moto e tem como o principal rival o Coronel Brandão (Malvino Salvador). Ele vai brigar, vai chutar, vai sabotar, ele é mau caráter mesmo.
Na pele do antagonista da novela, que dividirá as maldades com Alessandra Negrini, Ricardo, que dispensa o rótulo de galã, admite que é um personagem difícil, mas que está se divertindo com o papel. "Fazer um vilão é bem diferente, é um desafio. Ele não pensa como a gente, algo do tipo: 'Vamos tentar arrumar isso para dar certo?'. Não, ele quer mesmo é destruir, é queimar tudo. É uma outra vertente de pensamento. A verdade do vilão vem de outro lugar e você tem que achar isso. O principal desafio é encarnar as suas atitudes. Ele é um cara que explora os funcionários e isso é tão ruim. É tão contra os meus princípios, que ao mesmo tempo que é um desafio, também é uma delícia fazer alguém tão diferente de mim".
O folhetim, baseado na historia do livro "Orgulho e Preconceito", da escritora inglesa Jane Austen, terá como protagonistas os atores Nathalia Dill e Thiago Lacerda . Fã do romance, Ricardo Tozzi exalta a sua felicidade em fazer parte da novela. "Eu sou um grande fã do livro e da Jane, quando recebi o convite para a novela, pulei de alegria. Como já andava a cavalo e já corria de moto, não fiz nenhuma preparação diferenciada para o Xavier, é mais a composição mesmo".
(Por Helena Marques)