Inspirada em obras da escritora inglesa Jane Austen, "Orgulho e Paixão" é a nova novela das seis, que substitui, em março, "Tempo de Amar". A história se passa no Rio de Janeiro no século XX e marca o retorno de Joaquim Lopes à dramaturgia, vivendo um vilão. Os protagonistas da trama de Marcos Bernstein são Nathalia Dill e Thiago Lacerda. A atriz interpreta a jovem idealista e com sonhos de liberdade Elisabeta. Sem vontade de ter um casamento tradicional, muda de decisão quando se apaixona por Darcy, um aristocrata de bom caráter, que quer seguir a tradição da época.
Na história, Elisabeta é filha de Vera Holtz e Tato Gabus Mendes e irmã de Chandelly Braz, Bruna Griphao (interprete da Lídia), Pâmela Tomé, que adotou cabelo joãozinho para sua personagem, e Anajú Dorigon, em seu retorno à Globo após passagem pela Record TV, dando vida a Cecília, par de Rômulo (Marcos Pitombo). A confidente de Elisabeta é Ema Cavalcante, papel de Agatha Moreira. A neta do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura) é conhecida como "casamenteira do Vale do Café" porque gosta de arrumar pretendentes para suas amigas. Esse será o segundo papel de época seguido da atriz, vista, recentemente em "Novo Mundo", quando não julgou sua Domitila, por ser amante de Dom Pedro.
Irmã de Cecília, Jane (Pâmela) vai conquistar o coração de Camilo Bittencourt (Maurício Destri), filho de Julieta (Gabriela Duarte), rival de Susana, personagem de Alessandra Negrini. A Rainha do Café criou o rapaz cheio de superproteção e ditando suas escolhas, tornando-o, assim, um jovem de personalidade fraca. Educado e romântico, Camilo se encanta com Jane porque nota que ela tem características parecidas com as suas. Mas por questão de status social, Julieta será contra o relacionamento. E é na amizade com Darcy, considerado por ele como um irmão, que o filho de Julieta consegue momentos de alívio diante da pressão da mãe. Já o protagonista retribui a amizade com Camilo impedindo o rapaz de ser manipulado.
O folhetim que tem cenas gravadas em Vassouras e Valença, no estado do Rio, além de sequências na Paraíba, reúne ainda Murilo Rosa, Malvino Salvador, Bruno Gissoni, Tammy Di Calafiori (também em volta à emissora carioca), Miguel Rômulo, e Rodrigo Simas, entre outros. A direção é de Frederico Mayrink e Hugo de Sousa. Victor Atherino, Juliana Peres e Giovana Moraes integram o time de colaboradores. Anteriormente escalada para a trama, Alice Wegmann acabou deixando a produção.
(Por Guilherme Guidorizzi)