Foi-se o tempo em que só cantores consagrados eram ouvidos nas novelas. Em 2013, foram muitos os atores que soltaram a voz na telinha - e alguns na telona -, mostrando um outro talento até então desconhecido do público. O palco esteve presente na maioria das tramas e não faltaram apresentações em karaokê e até mesmo verdadeiros shows em cabaré. Relembre com o Purepeople quem cantou e encantou na TV neste ano!
Já no início de janeiro Ísis Valverde encarnou a rainha do axé na minissérie "O Canto da Sereia" e, para interpretar a cantora, a atriz dispensou dublagem, apostando nas aulas de canto. Cheia de swing, em oito capítulos ela se revelou uma diva, agitou foliões de cima do trio elétrico, gravou clipe e tudo mais. Um arraso!
Em "Sangue Bom", karaokê Cantaí foi palco de apresentações surpreendentes e revelou a voz de Palmira Valente (Letícia Sabatella). No fim da história a personagem se tornou uma cantora de sucesso e durante o desenrolar da trama Letícia mostrou a bela voz e o dom que aprendeu com sua mãe e sua avó. Além dela, Malu Mader, Marisa Orth, Marco Pigossi, Mayana Neiva, Fernanda Vasconcellos, Josafá Filho, Tatiana Alvim, Regiane Alves, Fafy Siqueira e Armando Babaioff fizeram a alegria da galera em apresentações memoráveis no Cantaí.
Outra atriz que encarou o desafio de dar vida a uma cantora na ficção foi Ellen Rocche. Também em "Sangue Bom" a loira encarnou a funkeira Brunetty, a Mulher Mangaba, e emprestou sua voz para os hits "Solteirinha da Pompéia" e "Hoje Eu Tô Descontraída", que bombaram no folhetim. E a protagonista mais polêmica da trama não poderia ficar de fora, claro. Amora (Sophie Charlotte) agarrou um microfone imaginário em sua despedida de solteira e cantou "I Love Rock and Roll", com toda sensualidade. Assim como em "Malhação", sua estreia na TV, Sophie cantou de verdade na cena.
Em "Flor do Caribe", a atriz argentina Moro Anghileri brilhou na pele da cantora Cristal, nos vários shows que a personagem fez no bar de Cassiano (Henri Castelli). Mas a caribenha não foi a única. Cláudia Netto mostrou toda a sua experiência em musicais nas apresentações de Guiomar, cantando clássicos como "Cabaret" e "Girl From Ipanema". Thiago Martins, que fora da ficção canta no Trio Ternura, deu uma canja no palco do "Flor do Caribe" cantando "Exagerado", na cena em que o tenente Rodrigo pede Amaralina (Sthefany Brito) em casamento.
O cabaré Pacheco Leão, de "Joia Rara" trouxe a beleza e o talento das vedetes e cantoras do rádio para o horário das seis. Mariana Ximenes e Leticia Spiller vivem Aurora Lincoln e Lola Gardel, respectivamente, executando performances dignas de verdadeiras divas. E não é só cantar, elas e as coristas também dão um show dançando no palco. Tiago Abravanel, acostumado a soltar a voz no teatro, vive o malandro Odilon, que ganha uns trocados cantando música brasileira nas ruas e agora acaba de ser contatado como cantor pelo cabaré. Já Hilda (Luiza Valdetaro) e Volpina (Paula Burlamaqui) sonham em se tornar estrelas do cabaré, assim como Matilde Meyer (Fabiula Nascimento) e Serena Fox (Simone Gutierrez), que vieram do interior e agora são cantoras no Pacheco Leão.
Carlito (Anderson di Rizzi) está fazendo sucesso com o funk "Delícia" em "Amor à Vida", tanto que vai cantar até no programa do Luciano Huck. Maria Casadevall e Caio Castro também se arriscaram em um karaokê do bairro da Liberdade, cantando "Que Pena" em um encontro de Patrícia e Michel.
E não foi só na TV que os atores cantaram em 2013. No cinema, Murilo Rosa protagoniza o longa "Vazio Coração", que conta a história de um cantor romântico. Murilo dispensou as aulas de canto e se deu tão bem na cantoria que gravou até um CD com a trilha do filme. Marcelo Serrado levou o Crô de "Fina Estampa" para as telonas e aparece já na primeira cena cantando "Na tonga da mironga do kabuletê". Em "Somos Tão Jovens", Thiago Mendonça interpreta Renato Russo e suas canções inesquecíveis à frente da banda "Legião Urbana". Confira em nossa galeria as imagens dos 30 atores que cantaram em cena neste ano.
(Por Samyta Nunes)