O ano de 2024 foi marcado por transformações intensas na televisão brasileira. Entre mudanças de emissora, estreias surpreendentes e reviravoltas nas novelas, artistas e produções se destacaram tanto pelo brilho, quanto pelos desafios.
Eliana é o maior exemplo deste ano. A icônica apresentadora das tardes dominicais do SBT deixou seu espaço consolidado na TV para se desafiar na programação alternativa da Rede Globo. Será que foi a escolha certa?
Outro ponto é quem fez bonito ou não nas novelas. O ano é de... difícil dizer, pois a Globo, o SBT e a RecordTV enfrentaram problemas significativos. Enquanto isso, Juliana Paes brilhava na Netflix com a consagrada 'Pedaço de Mim', primeira novela do streaming.
Ficou curioso(a)? O Purepeople tem satisfação de lembrar quem, de fato, movimentou o entretenimento televisivo em 2024. Continue com a gente!
Foi no dia 27 de junho que a Globo anunciou que Eliana era a mais nova contratada da casa. Se antes as especulações rondavam como pólvora - vindas desde a presença da artista no Criança Esperança de 2023 ao lado de Xuxa e Angélica -, desde então, a loira dos dedinhos ganhou o crachá da Vênus Platinada.
Para celebrar, a artista publicou um vídeo nas redes sociais satirizando sua saída de casa para a nova empresa, citando a frase: "Nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou...".
Desde então, a pergunta que fica: o que Eliana fará na Globo? Não demorou muito para a rainha do dominical estrear com o pé direito no 'Saia Justa', no GNT. Em 7 de agosto, ao lado de Rita Batista, Tati Machado e Bela Gil , a apresentadora mostrou seu lado mais intimista ao abordar temas polêmicos como sexo, idade, casamento, filhos e mais.
Não somente isso, Eliana apresentou o programa 'Vem que Tem' na Globo em 28 de novembro. Ao lado de Paulo Vieira, a bela estrelou a atração repaginada que já tinha sido apresentada por Fábio Porchat e Juliana Paes. A repercussão não foi extremamente positiva, porém Eliana deixou sua marca nas noites do plim-plim. Em breve, ela comandará o Masket Singer Brasil, com gravações já em andamento.
Afinal de contas, Eliana terá um programa dominical como esperado pelo público? Essa questão é uma incógnita, pois ainda não há nada específico sobre o assunto.
Sobre mudanças radicais, Celso Portiolli assumiu de vez o horário de Eliana aos domingos. Aos 57 anos de idade e 40 de carreira, o comunicador ganhou mais espaço com o emblemático 'Domingo Legal'. Na briga pela audiência, Celso segue na concorrência pelo 2º e 3º lugar contra a Record, posições frequentes ainda na época do 'Programa Eliana'.
Carismática, Regina Volpato assumiu sua 2ª passagem pelo SBT após a apresentação do 'Casos de Família' nos anos 2000, para sacudir o 'Chega Mais'. O programa de variedades foi realizado para rivalizar com o 'Mais Você', embora nunca tenha conquistado números sólidos.
O troca-troca de horários e apresentadores fez com que Regina desistisse do trabalho, rescindindo seu contrato com o SBT. Sua presença na emissora de Silvio Santos se encerrará em 10 de dezembro.
Segundo ela, agora se dedicará exclusivamente a projetos pessoais. "Eu avisei ao SBT no mês passado e eles foram super legais comigo. O Chega Mais tem um ambiente agradável e informei a eles que ficaria até o fim do ano para atender todas as demandas comerciais", disse ela para o Na Telinha.
Tratando-se de viradas do SBT, Maisa Silva , conhecida por sua popularidade na emissora desde pequena, pegou suas malas e embarcou para a Globo. A menina-prodígio começa sua historia na maior do país em uma novela global. Desde o início de novembro, ela é a vilã Bia no folhetim das seis, 'Garota do Momento'.
Jogo de marketing ou não, Maisa e Eliana postam fotos juntas nos corredores da Globo, como em uma entrevista no 'Fantástico' e nas gravações da vinheta de final de ano.
A era de ouro da Globo ficou pode ser lembrada antes da pandemia de 2020. É possível analisar que nos últimos 4 anos a maioria das novelas não foi bem sucedida, salvo exceções como o remake de 'Pantanal'.
Já em 2024, pouco se fala bem dos produtos atuais. 'No Rancho Fundo' e 'Garota do Momento' têm certa relevância pela qualidade técnica e pelo roteiro razoável, por outro lado, no horário das nove se instalou diversos fracassos, como a insossa 'Renascer' e agora a sofrível 'Mania de Você'.
Fora da TV aberta, a Netflix surpreendeu com sua primeira novela brasileira, 'Pedaço de Mim', classificada como melodrama pela gigante do streaming. Com apenas 17 capítulos, a produção foi um sucesso estrondoso, liderando rankings e dominando discussões nas redes sociais. A trama, centrada em uma mulher que engravida de gêmeos com pais diferentes, trouxe Juliana Paes em uma fase mais madura na profissão.
Esse fenômeno acendeu debates sobre o modelo de contratos por obra e a falta de oportunidades para veteranos na Globo. O retorno de Malu Mader em 'Renascer' após sete anos longe das novelas foi um exemplo simbólico dessa discussão, que deve seguir em pauta em 2025.
Gostou da nossa retrospectiva televisiva? Veja a nossa galeria de fotos e mate a saudade dos momentos mais quentes da telinha em 2024.