Difícil começar essa matéria sem citar Justin Bieber logo de cara. A passagem do cantor pelo Brasil causou polêmica do início ao fim. Em São Paulo, ele encerrou o show sem cantar "Baby" depois de ser atingido por uma garrafa de água. No Rio de Janeiro, Bieber completou a apresentação, mas foi expulso de um hotel, foi flagrado enrolado em um lençol deixando uma termas e grafitou um muro sem autorização. O canadense criou tanto tumulto que a sua música foi o que menos gerou notícia enquanto esteve no país.
Mas, felizmente, ao longo de 2013, o Brasil recebeu muitas atrações internacionais. Em março, o cultuado festival Lollapalooza realizou a sua segunda edição brasileira na Chácara do Jockey, em São Paulo. Por lá, nomes como The Killers, Cake, Queens Of The Stone Age, The Black Keys, Franz Ferdinand, Kaskade e Pearl Jam animaram o público.
Somente no mês de setembro, aproximadamente 595 mil pessoas conferiram mais de 160 atrações, muitas delas internacionais, que somaram 91 horas de música, na edição 2013 do Rock in Rio, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Bruce Springsteen, de 64 anos, foi eleito por boa parte do público como o melhor show do festival. Astros como o DJ David Guetta, as bandas Florence and the Machine, Muse, 30 Seconds to Mars e Nickelback, as cantoras Beyoncé, Jessie J e Alicia Keys, os cantores Justin Timberlake, Bon Jovi , John Mayer e os roqueiros do Iron Maiden, Metallica, Alice in Chains, entre outros, passaram pela Cidade Maravilhosa.
Assim como na edição passada, o Planeta Terra Festival de 2013, em novembro, misturou bandas indies com nomes consagrados da cena pop, no Campo de Marte, em São Paulo. Cerca de 27 mil pessoas acompanharam os shows de Blur, Beck, Travis, Lana Del Rey e muitos outros.
Os shows independentes também ganharam destaque durante o ano. O cantor e compositor Elton John se apresentou no Brasil com a turnê "40th anniversary of the Rocket Man" em fevereiro e março.
Em abril, o músico Ziggy Marley, filho do cantor Bob Marley, marcou presença com a turnê do álbum "In Concert".
Os norte-americanos do Paramore voltaram ao país em 2013. Liderado pela vocalista Hayley Williams, o grupo mostrou seus sucessos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.
Além do Rock in Rio, Beyoncé levou sua turnê "The Mrs. Carter Show" para as cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília.
Ringo Starr pisou nos palcos brasileiros em outubro. O ex-baterista dos Beatles fez shows em São Paulo e Curitiba. No mesmo mês, milhares de fãs do Black Sabbath assistiram ao show da turnê "Reunion" no Brasil.
Lana Del Rey também ampliou sua agenda de shows no país. Escalada para o Planeta Terra, a cantora se apresentou em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.
Em novembro, a banda Red Hot Chilli Peppers, que completou 30 anos de estrada, reuniu gerações de fãs nos shows em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
A cantora Solange Knowles, irmã de Beyoncé, também esteve em solo carioca para se apresentar no Circo Voador.
Confira os registros dos shows que marcaram 2013 em nossa galeria!