Com a reta final da novela "Liberdade, Liberdade" se aproximando, Joaquina/Rosa (Andreia Horta) finalmente vai descobrir a índole de Rubião (Mateus Solano) e se arrepende de ter se casado com o intendente. Xavier vai desmascará-lo e conta para a moça que foi Rubião quem deu a ordem de matar Virginia (Lília Cabral) para Tolentino (Ricardo Pereira). As informações são da colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo", nesta quarta-feira (20).
Preocupado com a amada, Xavier, que vai descobrir ter sido vítima de um golpe de Branca (Nathalia Dill) para se casar, vai até a casa de Rubião para contar à Rosa/Joaquina sobre a tentativa de homicídio de Virgínia. Ao chegar ao local, ele consegue entrar sem ser visto pelos seguranças e no caminho esbarra com a mulher do intendente e Ventura (Vitor Thiré).
Para evitar alguma reação, ele cobre a boca de Rosa com a mão, mas Ventura, sempre sensitivo com o que acontece à sua volta, nota algo de errado. Ao questionar a cunhada, ela consegue disfarçar, dizendo que a porta se abriu com o vento e faz com que o irmão de Rubião se retire do aposento. "Você perdeu o juízo?", questiona ela a Xavier. "Você continua mais linda do que nunca", responde ele, cortejando a moça.
A irmã de André, que no final da trama morrerá enforcado acusado de sodomia, fica apreensiva e pede para Xavier ir embora, mas ele explica que precisa revelar um acontecimento grave. No meio de uma frase, os dois não resistem a paixão e se beijam. A moça interrompe o beijo e lembra a ele que agora é casada com Rubião e que se preocupa com a segurança do rapaz.
"E eu temo pela sua. Seu marido mandou matar a própria mãe", revela ele, acrescentando que o único motivo para Virgínia estar viva foi a falta de coragem de Tolentino para proceder com a ordem de execução da mãe do intendente.
Joaquina/Rosa questiona se ele já sabia que Rubião era filho de Virgínia. Xavier confirma a pergunta e a tranquiliza a respeito do estado de saúde da dona do bordel. Xavier ainda acrescentará que Ascensão (Zezé Polessa) está cuidando de Virgínia no esconderijo pertencente à Mão de Luva (Marco Ricca).
Após o marido de Branca desmascarar Rubião, Joaquina/Rosa se desespera ao descobrir com quem se casou e o risco que está correndo, sem imaginar que também corre perigo por conta da rival, que tentará envenenar sua bebida, mas acaba se confundindo e morrerá tomando a bebida envenenada.
(Por Jade Matiolle)