NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo dos capítulos da semana de 10 a 15 de janeiro de 2022
Tonico (Alexandre Nero) entra à força na casa de Dolores (Daphne Bozaski) e seu amante. Quinzinho (Augusto Madeira) se mostra grato à Elvira (Ingrid Guimarães), e a atriz fica receosa que Pilar (Gabriela Medvedovski) saiba que ela não está doente. Dolores e Mercedes (atriz não divulgada) são raptadas por Tonico.
Nélio (João Pedro Zappa) e Dolores fazem de tudo para ficarem livrem de Borges (Danilo Dal Farra) e Tonico, porém o parlamentar de novo os intercepta. Nélio imobiliza Tonico, porém recua ao tentar tirar sua vida. Tonico joga Nélio em um penhasco.
Dolores fica apavorada, e Tonico faz ameaças a Mercedes. Lota (Paula Cohen) sente algo ruim e faz oração para o filho. Pilar deduz que Elvira não está doente, e coloca Quinzinho contra a parede para ele entregar o que houve de fato para Clemência (Bel Kutner) e Vitória (Maria Clara Gueiros).
Guebo (Maicon Rodrigues) e Justina (Cinnara Leal) contam que irmão se casar e recorrem a Cândida (Dani Ornellas) para celebrar a união. Tonico joga Dolores em um sanatório e se apodera de Mercedes. Ana Néri (Susana Ribeiro) surge no palacete e conta o que o exército do país está sofrendo na guerra e diz que pode ser volutária. Pilar conta que irá para a guerra ao lado de Ana Néri.
Pilar fica empolgada para trabalhar de novo e se aproximar de Samuel (Michel Gomes). Zayla (Heslaine Vieira) fica sabendo do casamento de Guebo e Justina. Zayla afirma a ele que eles acabarão juntos. Pedro (Selton Mello) fica mal por conta do conflito, e Teresa (Leticia Sabatella) faz de tudo para confortá-lo.
No sanatório, Dolores pede para lhe socorrerem, porém ninguém a apoia. Nélio deixa a mãe aflita. Elvira resolve se apresentar na casa de jogos. Adelaide (atriz não divulgada) faz a leitura das cartas que Pilar enviou para a irmã e fica sabendo a verdade do casal. Samuel e Caxias (Jackson Antunes) brigam e o Patrono diz que é melhor ele desertar.
Samuel assegura que não irá desertar. Adelaide fica sabendo de tudo sobre Dolores e Nélio, e questiona a si mesmo o que Tonico fez com a mulher e Mercedes. Pedro é encarado por Olu (Rogério Brito).
Guebo se abala muito ao fazer sexo com Zayla. Vitória conta que Elvira está desaparecida. Tonico deixa Bernardinho (Gabriel Fuentes) bêbado e o manda para a Guerra do Paraguai.
Lota e Lupita vão atrás de Bernardinho. Olu garante a Cândida que pelo povo vai tomar partido. Vitória fica sabendo que seus imóveis foram roubados por Quinzinho. Lota pressiona Tonico e fica sabendo que o filho está indo para a guerra.
Vitória não dá o perdão a Quinzinho. Guebo garante a Zayla que tem vontade de ter Justina ao seu lado. Pedro confronta Tonico a respeito de uma carga de armamentos. Quinzinho se apresenta à polícia. Bernardinho conta a Caxias que quer seguir na guerra. Pilar vai atrás de Samuel.
Pilar e Ana executam tarefas no hospital de campanha. Vitória cogita se desfazer do cassino deixando Clemência aflita. Gastão (Daniel Torres) diz que pode substituir um possível comparsa de Tonico. Isabel (Giulia Gayoso) fica frustrada ao notar que não engravidou.
Luísa e Pedro trocam cartas. Celestina acha estranho Nicolau (Cassio Pandolfi) estar esquecido. Vitória fica sabendo que a casa de jogos está endividada e não vai conseguir se desfazê-la. Samuel dá conselhos a Bernardinho. Celestina assegura que auxiliará Nicolau. Tonico atiça Dolores. Tonico vai atrás da filha de Dolores.