RESUMO DE NOVELA "O TEMPO NÃO PARA" - semana de 06 a 11 de agosto de 2018
Marocas (Juliana Paiva) fica calma por estar com Carmen (Christiane Torloni). A metrópole encanta dom Sabino (Edson Celulari). Dom Sabino recorre a Eliseu (Milton Gonçalves). Carmen conta a Lalá (Micael) que vai dormir na casa de Samuca (Nicolas Prattes) atendendo pedido do filho. Marciana (Cyria Coentro) leva embora a filha, Vera Lúcia (Talita Younan ), do baile funk. O barulho do baile faz Coronela (Solange Couto) protestar. Elmo (Felipe Simas) surge onde Waleska (Carol Castro) dorme. Marocas é acusada de ser golpista por Betina (Cleo), em conversa com Mariacarla (Regiane Alves). Para ver Lalá, Vera Lúcia deixa sua casa sem que ninguém veja. Marocas desperta com raiva depois de Samuca acompanhá-la enquanto ela dorme. Carmen repreende Betina quando ela destrata Marocas. Eliseu faz de tudo para não contestar dom Sabino. São Paulo é observada, fascinada, por Marocas, na janela.
O comportamento de Marocas é alvo de deboche de Betina. Pedro Parede (Wagner Santisteban) faz uma gravação na casa de Samuca. Eliseu vai para seu emprego na companhia de dom Sabino. O que ficou sabendo sobre os Sabino, Mariacarla conta a Betina. Samuca encaminha Marocas ao Criotec. Barão (Rui Ricardo Dias) dá dinheiro forçado a Paulina (Carol Macedo) para ela quitar a dívida com o hospital. Vera Lúcia é castigada pela mãe. Marocas fica aflita ao não ver o pai quando Petra (Eva Wilma) a encaminha para visitar seus parentes. Eliseu faz de tudo para dom Sabino ficar calmo quando ele se desespera ao descobrir em que ano está. Samuca fala mal dos funcionários que trabalham com Petra. Elmo tem que deixar seu quarto sem que ninguém veja, diz Waleska. Waleska acha dom Sabino quando um policial lhe dá voz de prisão. Marocas vai atrás do pai na companhia de Samuca. Marciana e Lalá batem boca e Carmen vê. Waleska faz de tudo para defender dom Sabino quando ele é advertido por um PM. Carmen suspeita quando Lalá e Marciana simulam não estar brigando. Marocas e o pai se reveem.
Levam dom Sabino para o distrito. Mariacarla deve levantar informações a respeito dos congelados, ordena Emílio (João Baldasserini). Dom Sabino é autorizado a deixar o distrito de polícia. Pedro Parede entra na Samvita sem que ninguém veja. Dom Sabino faz perguntas para Marocas e ela responde. Na praia, uma dupla de homens deixa Monalisa (Alexandra Richter) com suspeitas enquanto Marino (Marcos Pasquim) vai atrás do tesouro nas profundezas do mar. Dom Sabino se encanta por Carmen. Algo que comprova o período que a família Sabino ficou congelada é exibido por Petra a Waleska e Mateus (Raphael Vianna). Monalisa e Marino não têm sucesso na busca do tesouro e ficam apreensivos. Marocas e dom Sabino tentam entrar na Criotec, mas acabam barrados. A cova de um parente de dom Sabino é achada por Mariacarla. Os retratos de Carmen deixam dom Sabino espantados. Samuca dá um beijo em Marocas.
Lalá faz de tudo para Carmen lhe emprestar dinheiro. Ao surgir, Carmen pega dom Sabino de surpresa. Dom Sabino fica furioso quando Samuca e Marocas se jogam na piscina. Em conversa com Zelda (Adriane Galisteu), Betina se lamuria pelo noivado ter acabado. Dom Sabino fica tranquilo após conversar com Carmen. Na mansão de Carmen, Vera Lúcia rouba algo de valor. Samuca é orientado pela mãe sobre como se comportar com Marocas e o pai. Em conversa com Marocas, dom Sabino diz que quer ter de volta suas propriedades. Mariacarla determina que Emílio e ela se tornem sócios. Betina resolve ir atrás do ex-noivo. As atitudes de dom Sabino e Carmen deixam Marocas desconfiada. Diante de Marocas, Betina dá um beijo em Samuca ao entrar à força no quarto do rapaz.
Samuca se separa de Betina depois que Marocas deixa o local. Carmen faz de tudo para dom Sabino ficar calmo quando ele se espanta em relação à atitude de Betina. Marocas destrata Samuca. Elmo segue desempregado e é alvo de reprovação de Waleska. O objeto que roubou da mansão de Carmen, Vera Lúcia guarda em algum lugar para a mãe não ver. Waleska manda Eliseu a acompanhar até o local onde estão os navios. Nico (Raphaela Alvitos) e Kiki (Nathalia Rodrigues) são descongeladas. Para a Criotec, dom Sabino é encaminhado por Samuca após ele conversar com Nico. Eliseu tenta conversar com Waleska, mas ela recusa. A carroça de Eliseu é confiscada por Barão. Agustina (Rosi Campos) acorda. Marocas bate-boca com o pai para escolher quem vai dizer a Agustina o que aconteceu.
Marocas e dom Sabino se falam e Agustina não entende nada. Eliseu e Barão brigam. Emílio garante ter como provar quem são, realmente, os Sabino Machado e Petra escuta. Dom Sabino e os parentes deixam a Criotec sem serem vistos. Paulina resolve ter uma conversa com Barão. Como forma de Paulina continuar não sabendo o que ele esconde, Barão chantageia Lalá. Paulina não gosta da permanência dos Sabino Machado. Na Samvita, Betina pede demissão. Na ilha, uma dupla de homens executa algo e deixa Monalisa e Marino com suspeitas. Samuca reflete sobre Marocas. Paulina provoca Marocas para ela relatar o que já viveu. Samuca recebe de Emílio a conclusão dos exames dos Sabino Machado.