NOVELA "OS DEZ MANDAMENTOS" - resumo de 17 a 21 de agosto
Capítulo 106 - segunda-feira
Ao rejeitar Nefertari (Camila Rodrigues), Moisés (Guilherme Winter) sugere que eles sejam amigos. Ela lembra que eles já tentaram ser amigos, mas não conseguiram. Moisés se desculpa e conta que na ocasião estava em fuga. Nefertari discute com Paser (Giuseppe Oristanio) e afirma que o pai é igual a mãe e só deseja que ela se tornasse rainha. Ao falar da morte de Anrão (Paulo Gorgulho), Joquebede (Denise Del Vecchio) dá demostração de fé. Bezalel (Igor Cosso) é observado por Deborah (Pérola Faria) enquanto dorme na casa de Zelofeade (Felipe Cardoso). Em conversa com Eliseba (Gabriela Durlo), Arão (Petrônio Gontijo) diz que Nefertari ainda é apaixonada por Moisés. Arão e Moisés se dirigem para o encontro com o Rei (Sérgio Marone). Arão e Moisés se encontram com Ramsés, mas o Rei se nega a libertar os judeus, mesmo tendo ciência que é um desejo de Deus.
Capítulo 107 - terça-feira
Paser fica preocupado quando Arão conta que vai mostrar a Ramsés quem, de fato, está com o poder. Leila (Juliana Didone) fica emocionada quando Arão conta que Moisés é o libertador do povo hebreu. Judite (Nanda Ziegler) e Tais (Babi Xavier) aconselham Ana (Tammy Di Calafiori) a esquecer Oseias (Sidney Sampaio). Henutmire (Vera Zimmermann) aconselha Moisés a ser cauteloso ao conversar com Ramsés. O faró ordena Ikeni (Victor Pecoraro) e Bakenmut (Kiko Pissolato) a não darem mais palhas para os judeus fabricarem tijolos. Ao saber disso, Henutmire recorre a Nefertari. Cínica, a rainha conta a mãe que vai fazer o que for possível. Em conversa com Joquebede e Miriã (Larissa Maciel), Moisés avisa que começou a batalha do Rei do Egito com o Deus de Israel.
Capítulo 108 - quarta-feira
Henutmire e Hur (Floriano Peixoto) conversam e chegam a conclusão que Moisés retornou ao Egito para libertar o povo judeu. Nefertari mente para Henutmire ao afirmar que tentou fazer Ramsés mudar de ideia e simula frustração. O povo fica indignado e Moisés e Arão tentam esfriar os ânimos. Judite e Ana se irritam com Apuki (Heitor Martinez) e Jairo (Erich Pelitz) quando eles debocham dos hebreus. Abigail (Bianka Fernandes), Deborah, Bezalel e Bak (Matheus Lustosa) ajudam Zelofeade e Eldade (Paulo Reis) a colherem palha. Nefertari não esconde sua satisfação quando ouve o Rei garantir que os judeus vão ser penalizados pelo desprezo de Moisés. O povo é incentivado por Arão a não desanimar e ele recorda que é necessário acreditar na promessa de Deus. A falta de sensibilidade de Nefertari assusta Paser e ele sugere que Ramsés tenha piedade dos judeus. Os feitores chicoteiam Corá (Victor Hugo) e Datã (Bruno Padilha), para horror dos escravos.
Capítulo 109 - quinta-feira
A situação dos escravos comove Judite e Ana. Ao descobrir que Bezalel se tornou escravo, Uri (Rafael Sardão) fica espantado. Nefertari envenena Moisés contra Ramsés por ter sido ignorada pelo pastor de ovelhas. Ao chegar na Casa de Senet, Safira (Jeniffer Setti) encanta Bakenmut. Bezalel conversa com Leila e ele demonstra esperança em relação a Terra Prometida. Moisés recorda como conheceu Zípora (Giselle Itié), em conversa com Joquebede. Meketre (Luciano Szafir) conta a Ahmós (Carlos Bonow) que irá conquistar Safira. Apuki diz a Ikeni e Bakenmut que os escravos não cumpriram sua meta. Corá e Datã são castigados pelos feitores por ordem dos oficiais. Moisés lembra do encontro que teve com Deus e diz a Oseias que eles ainda vão sofrer.
Capítulo 110 - sexta-feira
Corá e Datã são informados por Bakenmut que Ramsés só aceitou receber os dois. Ramsés não aceita diminuir o castigo dos judeus, causando desolação em Corá e Datã. Os dois ficam irritados e alegam que a volta de Moisés só trouxe problemas. Chibale (Julio Oliveira) faz uma visita para Ana e fica frustrado ao saber que a jovem está apaixonada por outra pessoa. Os escravos feridos são cuidados por Joquebede, Miriã, Abigail e Deborah. Apuki descobre que Chibale é filho do cozinheiro oficial de Ramsés e deixa de ser agressivo. Depois que o rapaz deixa a casa, Apuki conta para Ana que Chibale é um rapaz confiável. Leila conta a Gahiji (Fernando Sampaio) que a princesa vai ajudá-la a levar alimentos para os judeus, deixando Gahiji surpreso. Ao notar que Arão está desanimado, Eliseba pede que o marido não deixe de acreditar na liberdade. Deus conta a Moisés que vai usar o seu poder para ordenar que ele mande os hebreus deixarem o Egito, causando emoção no pastor. Moisés conta o que aconteceu para Miriã, Joquebede, Calebe (Rodrigo Vidigal) e Oseias e deixa eles surpresos. Ao saberem que Ana não se deitou com Ramsés, Jairo e Apuki ficam tristes. Na vila, Henutmire e Leila se espantam ao verem Yunet (Adriana Garambone).