JOIA RARA - capítulos de 11 a 16 de novembro de 2013
Capítulo 49 - segunda-feira
Manfred (Carmo Dalla Vecchia) diz a Valter (Leopoldo Pacheco) para manter Volpina (Paula Burlamaqui) calada e o banqueiro dá dinheiro a ela para que saia da cidade. Mundo (Domingos Montagner), por outro lado, tenta convencê-la a denunciar Ernest (José de Abreu) para a polícia, mas Volpina foge. Sílvia (Nathalia Dill) garante a Viktor (Rafael Cardoso) que está grávida de Franz (Bruno Gagliasso) e confessa a Pilar (Silvia Salgado) que vai vingar de Ernest para provar a inocência de seu pai. Matilde (Fabiula Nascimento) fica emocionada ao ganhar de Sonan (Caio Blat) um colar de proteção que ele trouxe para ela dos Himalaias. Franz aconselha Ernest a procurar Amélia (Bianca Bin) e afirmar que não tem nada a ver com o atentado contra Mundo. Toni (Thiago Lacerda) surpreende Hilda (Luiza Valdetaro) quando diz que quer pedir sua mão em casamento para seu pai. Ernest implora a Amélia para que ela o deixe ver Pérola (Mel Maia).
Capítulo 50 - terça-feira
Amélia diz não ao pedido de Ernest. Pilar avisa Sílvia que Manfred não é confiável e a aconselha ficar de olho em Gertrude (Ana Lúcia Torre). Amélia acolhe Zefinha em sua casa até que encontre um emprego. Mundo despreza Iolanda (Carolina Dieckmann) quando ela se oferece para ajudá-lo a descobrir provas contra Ernest. Amélia vai à mansão buscar Pérola, mas Franz decide que a menina vai dormir em sua casa. Toni usa o dinheiro de suas economias para pagar a fiança de Odilon (Tiago Abravanel). Amélia informa ao advogado que quer impedir legamente Ernest de ver Pérola. Ernest recebe um bilhete anônimo contando que Hilda está namorando Toni. Amélia afirma para Franz que não o ama mais.
Capítulo 51 - quarta-feira
Franz e Amélia discutem. Ernest flagra Hilda e Toni se beijando e o operário se espanta ao saber que sua namorada é filha do dono da Fundição Hauser. Manfred instiga Franz a a tirar de Amélia a guarda da filha. Mundo aconselha Toni a esquecer Hilda. Franz vai à casa de Amélia com um oficial de justiça para entregar o mandado que regulariza o direito de visita de Ernest a Pérola. Sonan diz a Amélia que é melhor perdoar Ernest. Toni faz as pazes com Hilda e a pede em casamento. Ernest põe Toni para fora de sua casa e o demite da fundição, depois tranca Hilda em seu quarto e tenta apressar seu casamento com Décio (Miguel Rômulo). Pérola chora ao contar que não pôde entrar na escola porque sua mensalidade está atrasada.
Capítulo 52 - quinta-feira
Amélia tranquiliza a filha garantindo que vai dar um jeito de pagar a mensalidade da escola. Tenpa (Ângelo Antônio) aconselha Amélia a aceitar a ajuda financeira oferecida por Franz. Toni avisa a Mundo que vai tirar Hilda da mansão. Amélia é contratada como camareira no cabaré. Silveira alerta Amélia para o fato de que Pérola não pode frequentar o cabaré, ou ela correrá o risco de perder a guarda da filha. Décio leva um bilhete de Toni para Hilda. Aurora (Mariana Ximenes) deixa escapar para Manfred que Amélia está trabalhando como camareira no cabaré. Dália (Tania Khalill) pede que Aurora ajude Davi (Leandro Lima). Toni dá certeza a Odilon de que vai se casar com Hilda. Manfred afirma a Ernest que sabe uma maneira de fazer Amélia perder a guarda de Pérola.
Capítulo 53 - sexta-feira
Toni conta a Odilon que Décio vai ajudá-lo a libertar Hilda da prisão domiciliar. Franz avisa a Ernest que vai se mudar da mansão e deixar seu trabalho na fábrica. Aurora tira Davi da cama à força e o leva para fazer um passeio. Sílvia não se conforma que Franz saia de casa. Benito (Anthero Montenegro) finge que salva Zefinha de um assalto, para se aproximar da moça, a mando de Manfred. Aurora beija Davi. Franz tenta se reaproximar de Amélia e reatar, mas ela o rejeita dizendo que é tarde demais para os dois. Sílvia descobre uma carta escrita por seu pai para Catarina no quarto de Gertrude. Manfred diz a Ernest que em breve ele terá a guarda da neta.
Capítulo 54 - sábado
Benito oferece o cargo de secretária de Ernest na Fundição Hauser a Zefinha, se em troca ela o ajudar a tirar Pérola do cortiço. Franz consegue convencer Amélia a aceitar o dinheiro que ele quer dar para pagar mensalidade atrasada da escola da filha. Zefinha influencia Pérola para que ela vá visitar a mãe no cabaré. Amélia se surpreende ao ver a filha ali e repreende Zefinha. Contrariando Amélia, Zefinha leva Pérola até o camarim de Aurora e telefona para Benito. Ernest entra no cabaré acompanhado de uma assistente social e avisa a Amélia que ela vai perder a guarda de Pérola definitivamente.